Costa Rica na Copa Mundo: relembre a campanha de 2014 e veja os jogadores remanescentes
Seleção da América Central passou em primeiro lugar no "Grupo da Morte" e foi até as quartas de final no torneio do Brasil
A Costa Rica chega na sua sexta participação em Copas do Mundo com o objetivo de escrever, mais uma vez, um belo capítulo de sua história esportiva. Em 2014, a seleção veio ao Brasil e foi a grande surpresa do torneio, passando em primeiro lugar no "Grupo da Morte" e chegando nas quartas de final. Dessa forma, o LANCE! relembra o desempenho da Costa Rica naquela edição e os jogadores que seguem na equipe, agora comandada por Luis Fernando Suárez.
+ Site internacional escolhe camisas 1 mais bonitas da Copa do Mundo
Na Copa de 2014, a Costa Rica estava longe dos holofotes. No Grupo D, composto pelas campeãs mundiais Itália, Inglaterra e Uruguai, a seleção centro-americana mostrou que não estava em terras tupiniquins à passeio e, na estreia, derrotou os uruguaios por acachapantes 3 a 1.
Nos três jogos, foram duas vitórias e um empate. Costa Rica não só passou de fase, como terminou em primeiro lugar, com sete pontos, eliminando Itália e Inglaterra.
Pode-se dizer que os costarriquenhos sofreram mais nas oitavas do que na primeira fase. Contra a Grécia e já consolidados como a sensação da Copa, a seleção centro-americana perdeu um jogador no tempo regulamentar e, com empate em 1 a 1, conseguiu levar a disputa pela vaga para as penalidades.
Na decisão, Keylor Navas - na época premiado como o melhor goleiro do Campeonato Espanhol - foi muito bem e pegou uma cobrança.
Já nas quartas de final, o roteiro quase se repetiu. A Costa Rica pegou a Holanda, e também levou a decisão para os pênaltis. Porém, brilhou a estrela de Krul, goleiro holandês que entrou na prorrogação apenas para a disputa.
A campanha histórica marcou a geração destacada por Keylor Navas, que viria a ser tricampeão da Champions League pelo Real Madrid, o meio-campista Bryan Ruiz e o atacante Joel Campbell. Os três jogaram a Copa do Mundo de 2018 e estão entre os 23 nomes convocados pelo treinador.
Ao todo, são sete nomes remanescentes na edição de 2022: Navas (goleiro); Celso Borges (meio-campista); Yeltsin Tejeda (meio-campista), Bryan Ruiz (meio-campista), Carlos Mora (meio-campista); Joel Campbell (atacante).
A Costa Rica integra mais um "Grupo da Morte", com Alemanha, Espanha e Japão. Agora no Qatar, os centro-americanos tentam repetir o feito de 2014, eliminando grandes campeões mundiais.