A Copa do Mundo de 2022 terá, antes de seu encerramento, um reencontro. Após serem derrotadas nas semifinais, Croácia e Marrocos se preparam para duelar pelo terceiro lugar do torneio no Qatar. No entanto, as seleções se conhecem: integrantes do Grupo F, as duas equipes fizeram duelo na primeira rodada da competição, no qual preponderou o empate sem gols. Abaixo, o LANCE! relembra o confronto.
Embora atual vice-campeã, a Croácia chegou para a Copa do Mundo 2022 fora da lista das favoritas. Já Marrocos, vindo do pote 4 no sorteio, também não parecia ter grandes pretensões no torneio.
+ “Mbappé desafia Messi”: imprensa mundial repercute duelo na final da Copa do Mundo
O jogo entre as duas seleções reforçou os prognósticos criados anteriormente. Com uma defesa difícil de ser penetrada, Marrocos não permitiu grandes chances aos croatas, mas também não atacou quando necessário para ficar com os três pontos.
Nesse sentido, os marroquinos mantiveram a postura defensiva do início ao fim, enquanto a Croácia foi pouco incisiva nas decisões ofensivas. O melhor lance da partida ocorreu nos minutos finais da etapa inicial, quando Vlasic finalizou após cruzamento de Sosa, mas Bono realizou grande defesa.
O jogo conferiu um ponto para cada seleção, o que foi suficiente para a classificação, posteriormente, das duas equipes. Em dois duelos completamente diferentes da rodada de estreia, Marrocos derrotou a forte Bélgica por 2 a 0 e venceu o Canadá por 2 a 1. Já a Croácia fez bom jogo contra os canadenses, vencendo por 4 a 1, e empatou com os belgas em 0 a 0 para assegurar a segunda colocação.
Os croatas chegaram nas semis com duas vitórias nas penalidades. Liderada por Luka Modric, a equipe eliminou o Japão, nas oitavas, e o Brasil, nas quartas. Porém, não conseguiu superar a Albiceleste de Lionel Messi, com derrota por 3 a 0.
Por sua vez, os marroquinos derrotaram a Espanha, nas oitavas, finalizada em disputa por penalidades. Nas quartas de final, Marrocos venceu Portugal por 1 a 0 e se sagrou o primeiro país africano a chegar na fase semifinal em Copas do Mundo. Contra a França, perdeu por 2 a 0, mas escreveu um bonito capítulo na sua história esportiva e sociocultural.
Os europeus enfrentam os africanos neste sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa. Quem vencer o confronto garante a terceira posição da Copa do Mundo de 2022, atrás apenas de Argentina e França, que fazem a grande decisão.