Por que a Croácia joga com camisa xadrez? Entenda
Camisa semelhante a toalha de mesa é uma das mais emblemáticas entre seleções; croatas enfrentam o Brasil nesta sexta-feira
Adversária do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo, a Croácia possui um dos uniformes mais emblemáticos do futebol mundial. Com estilo xadrez em vermelho e branco, a camisa chama a atenção dos torcedores e é comparada a toalhas de mesa ou piquenique. Mas qual é, de fato, o motivo para o design? Abaixo, o LANCE! explica a você, fã de esporte, de olho no rival europeu.
+ E agora? Torcedores fazem memes com dias sem jogos da Copa do Mundo
Os quadrados xadrez em vermelho e branco representam o brasão de armas da Croácia, que também está presente no centro da bandeira do país. O brasão remete a uma lenda do país ainda no século X, há mais de mil anos.
De acordo com a lenda, a referência aos quadrados em xadrez começou com o monarca Stjepan Držislav, antigo rei da Croácia, que era um grande enxadrista. Quando ocupava o posto, ele foi capturado por venezianos e, para determinar se seria solto ou não, foi desafiado por Pietro II Orseolo, monarca do reino rival.
Foram, segundo a história, três partidas disputadas entre os dois e três vitórias do croata. Portanto, quando chegou a sua terra natal, celebrou o feito com a adição do tabuleiro de xadrez ao brasão de sua família.
No entanto, a lenda não é comprovada por historiadores. De acordo com alguns estudiosos, a lenda pode ter surgido no século XIX, para ascender o nacionalismo na população do país.
Sete anos depois da sua independência sobre a Iugoslávia, a seleção croata adotou as cores em xadrez pela primeira vez em Copas na edição de 1998, realizada na França. Até a edição de 2018, quando se sagrou vice-campeã, a Croácia tinha como melhor campanha no torneio justamente a primeira vez com o uniforme. Os croatas fizeram uma grande competição e terminaram em terceiro lugar.
SÍMBOLO DA SELEÇÃO E DOS CLUBES
As cores e o modelo xadrez foi adotado não só pela equipe da Croácia, mas também por diferentes clubes do país. Na atual temporada, dos 10 times que integram a primeira divisão da liga nacional, cinco possuem referências em xadrez vermelho e branco nos seus escudos.
Nas últimas 16 edições do Campeonato Croata, o Dínamo de Zagreb se sagrou campeão 15 vezes. A maior potência do futebol nacional ostenta um escudo com metade do emblema preenchido pela estética xadrez. Hajduk Split, Slaven, NK Lokomotiva e Sibenik também têm as cores com o design utilizado pela seleção.
+ Estádio 974 será desmontado: saiba se ele poderá ser aproveitado na América do Sul
Diferente de todas as seleções que já participaram de Copas do Mundo, o uniforme croata marcou os torcedores e se tornou o símbolo da seleção. Agora liderados por Luka Modric, os croatas buscam vencer o Brasil para chegar na semifinal do torneio no Qatar.
O duelo entre as duas equipes ocorre nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), no Estádio da Cidade da Educação. Quem vencer o confronto eliminatório enfrenta o vencedor da partida entre Holanda e Argentina.