A Croácia enfrenta o Brasil, nesta sexta-feira, de olho em uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo. Vice-campeões na última edição, os croatas querem repetir o feito com uma geração mais velha, mas que manteve parte dos atletas que jogaram em 2018. Abaixo, o LANCE! mostra os remanescentes da equipe de Zlatko Dalić e sobre a campanha histórica da última Copa do Mundo.
+ Relembre o retrospecto do Brasil nas oitavas de Copas do Mundo
Em 2018, a Croácia chegou na Copa do Mundo com poucas pretensões. Fora das listas de favoritos entre os apaixonados pelo esporte bretão, a equipe de Luka Modric passou em primeiro lugar no Grupo D com 100% de aproveitamento e surpreendeu os torcedores.
Os europeus mostraram que poderiam brigar pela taça na segunda rodada, quando venceram a Argentina de Lionel Messi por 3 a 0. Inspirado, Modric marcou um golaço.
Na fase mata-mata, não faltou emoção: passou pela Dinamarca e pela Rússia, país-sede da competição, na disputa por pênaltis. Na semifinal, venceu a Inglaterra por 2 a 1, com gol da vitória marcado na prorrogação.
Dessa forma, antes da grande final contra a França, os croatas jogaram 120 minutos em todas as partidas da fase decisiva. Desgastados, não foi possível derrotar a jovem geração francesa, comandada por Mbappé e Pogba.
No Estádio Olímpico de Luzhniki, em Moscou, a França venceu a decisão por 4 a 2. Centroavante croata, Mandzukic marcou contra - o primeiro gol contra em final de Copas - e a favor da seleção. Perisic também descontou.
Mbappé, Griezmann e Pogba fizeram o restante dos gols para os franceses, que se sagraram bicampeões. Porém, a grande surpresa da edição foi a campanha croata, com prêmio de melhor jogador da competição para Modric.
REMANESCENTES NO QATAR
Ao todo, oito jogadores da equipe atual estiveram na Copa realizada na Rússia. Agora com 26 jogadores, a seleção croata segue com Luka Modric, camisa 10 do Real Madrid, craque da última Copa e ganhador da Bola de Ouro em 2018, como grande referência.
Os atletas remanescentes são: Livakovic (goleiro); Vida e Lovren (defensores); Kovacic, Modric e Brozovic (meias); Perisic e Kramaric (atacantes).
Na última rodada da fase de grupos, a Croácia teve em campo sete atletas campeões em 2018. Apenas Vida, zagueiro ao lado de Lovren na última edição, ficou no banco de reservas para o jovem Gvardiol, promessa do Leipzig, de 20 anos.
+ Luva de Pedreiro é Flamengo? Veja o time de coração dos influenciadores digitais