Croácia na Copa do Mundo: relembre a campanha histórica do país em 2018
Croácia chegou à final da Copa do Mundo de 2018, mas ficou com o vice-campeonato
A Croácia disputa a Copa do Mundo de 2022 com a missão de repetir a campanha histórica de 2018. Quatro anos atrás, na Rússia, a seleção surpreendeu a todos e chegou até a final do Mundial contra a França. Abaixo, o LANCE! relembra a trajetória croata na última Copa do Mundo.
A Croácia ficou no grupo D da Copa 2018, junto com Nigéria, Argentina e Islândia, e teve 100% de aproveitamento na primeira fase. O destaque foi a vitória de 3 a 0 sobre a Argentina, de Lionel Messi, na segunda rodada.
No mata-mata, a seleção croata mostrou estrela nos pênaltis. Nas oitavas de final, a vítima foi a Dinamarca. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, a Croácia assegurou a vaga nas quartas na disputa de pênaltis.
Na fase seguinte, a Croácia empatou em 2 a 2 com a Rússia e se classificou novamente na disputa de pênaltis. Era a primeira vez desde 1998 que a seleção chegava entre os quatro melhores do torneio.
Na semifinal, a Croácia enfrentou a Inglaterra e venceu por 2 a 1, com gols de Perisic e Mandzukic. A seleção alcançava pela primeira vez na história a final da Copa do Mundo.
O título inédito, no entanto, não veio. Na decisão, os croatas foram superados pela França por 4 a 2 e ficaram com o vice-campeonato.