Croácia pode eliminar Argentina da Copa? L! lista quatro pontos que tornam isso possível
Liderança de Modric e solidez defensiva são alguns pontos que animam os croatas na semifinal da Copa do Mundo
- Matéria
- Mais Notícias
A Croácia vai enfrentar a Argentina nesta terça-feira (13), às 16h (de Brasília), em busca de sua segunda final consecutiva em uma Copa do Mundo. Depois de se enfrentarem em cinco oportunidades, sendo dois triunfos para cada lado e um empate, as seleções irão protagonizar o capítulo mais importante deste duelo no Qatar.
Relacionadas
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram
Os croatas não são favoritos para vencer o duelo, mas a reportagem do LANCE! listou quatro pontos que fazem com que seja possível uma classificação em cima dos argentinos.
+ Veja tabela e simule o mata-mata da Copa do Mundo
MODRIC
Mesmo com 37 anos, Luka Modric segue sendo a principal referência técnica da Croácia. O meia ainda não anotou gols ou contribuiu com assistências nesta Copa, mas é o pilar entre defesa e ataque, e sua capacidade em ditar o ritmo das partidas e liderar a equipe jamais pode ser subestimada. Modric está no panteão de atletas que mesmo apagado durante um jogo, pode fazer a diferença em um lance.
COADJUVANTES DE LUXO
Todo grande atleta precisa de apoio para poder jogar no seu melhor nível, e Modric não é uma estrela solitária na Croácia. Além do astro do Real Madrid, o técnico Zlatko Dalić conta com Kovacic e Brozovic, meias do Chelsea e Inter de Milão, plenamente capazes de atacar e defender com qualidade e fornecer o suporte necessário para Modric. Na frente, tanto Perisic, Pasalic, Orsic e Vlasic mostraram seu poder criativo nesta Copa, sendo a prova de que a Croácia não depende de sua estrela para avançar na competição.
SOLIDEZ DEFENSIVA
Com três gols sofridos em cinco jogos, a Croácia possui a segunda melhor defesa dos semifinalistas da copa, atrás apenas do Marrocos. A solidez defensiva se dá pela ótima parceria entre os zagueiros Gvardiol e Lovren, além do entrosamento com os laterais Juranovic e Sosa. Contudo, o grande destaque desta defesa é o goleiro Livakovic, candidato a ganhar o prêmio Luva de Ouro após ser fundamental nas classificações contra Japão e Brasil. Com quatro cobranças de pênaltis defendidas, ele igualou o recorde em Copas do argentino Goycochea, em 1990, e também do croata Daniel Subacic, em 2018.
FORÇA MENTAL
Cinco dos últimos seis mata-matas em Copas disputados pela Croácia foram para a prorrogação. Independente do adversário, a seleção de Zlatko Dalić costuma neutralizar as principais armas dos rivais e obtém sucesso em disputas por pênaltis, vencendo as últimas quatro disputas por pênaltis.
Não obstante, desde às quartas de final, a Croácia é a equipe que menos utilizou jogadores na Copa do Mundo (18), e os sete primeiros jogadores com mais minutos no Qatar são croatas.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias