Titular com apenas 20 anos, Josko Gvardiol é um dos destaques da Croácia na Copa do Mundo 2022. Além das boas atuações, o jovem zagueiro croata vem chamando a atenção por um outro motivo: a máscara de proteção usada durante os jogos. Abaixo, o LANCE! explica esta situação.
Gvardiol, que atua no RB Leipzig, sofreu uma lesão no rosto no dia 9 de novembro, em uma partida da Bundesliga contra o Freiburg. Ele se chocou com o companheiro Willi Orban e precisou sair de campo com apenas 23 minutos de jogo para ser encaminhado ao hospital.
Após exames, as suspeitas iniciais foram confirmadas: Gvardiol quebrou o nariz a menos de 10 dias do início da Copa do Mundo. Ele, inclusive, se tornou dúvida para o início do Mundial, mas teve a presença confirmada com uma condição: o uso de uma máscara de proteção.
+ Quem é Gvardiol? Conheça zagueiro da Croácia que pode parar o ataque do Brasil
Assim como Son, da Coreia do Sul, o zagueiro croata recorreu a uma tecnologia desenvolvida por brasileiros. O acessório que ele está usando nos jogos é muito semelhante ao item de proteção usado por Thiago Rodrigues, goleiro do Vasco.