Recordes na Copa do Mundo 2022: veja 10 marcas alcançadas no Qatar
LANCE! apresenta principais recordes quebrados até o momento no Mundial do Qatar
- Matéria
- Mais Notícias
A história está sendo escrita no Qatar. Como em toda edição, a Copa do Mundo 2022 se tornou palco de recordes quebrados e marcas inéditas alcançadas. Abaixo, o LANCE! apresenta os principais recordes batidos até o momento.
Relacionadas
10 recordes alcançados na Copa do Mundo de 2022:
1. Pior campanha de um país-sede
Com três derrotas e nenhum ponto conquistado, o Qatar quebrou a marca de pior campanha de um anfitrião na história da Copa do Mundo. O recorde até então era da África do Sul, que não passou da fase de grupos em 2010, mas terminou com quatro pontos somados (um empate com o México e uma vitória sobre a França).
2. Seleção com mais jogos na Copa do Mundo
Único país a participar de todos as 22 edições de Copa do Mundo, o Brasil se tornou a seleção com maior número de jogos no torneio. Antes do início do Mundial, Brasil e Alemanha estavam empatadas neste quesito com 109 partidas. Após o país europeu ser eliminado na fase de grupos, o Brasil isolou na liderança com o duelo contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final. Agora, são 113 jogos - número que aumentará até o final da Copa.
3. Maior sequência invicta na fase de grupos
O Brasil quebrou outro recorde que pertencia à Alemanha. Com as vitórias sobre Sérvia e Suíça, a Seleção Brasileira chegou a 17 jogos sem perder na fase de grupos da Copa do Mundo e passou a ter a maior série invicta da história (leia mais aqui). O recorde anterior era da Alemanha, que ficou 16 jogos sem perder em fase de grupos entre as Copas do Mundo de 1990 e 2010. Vale destacar que a sequência brasileira foi interrompida com a derrota para Camarões na terceira rodada.
4. Jogador mais velho a marcar no mata-mata
O zagueiro luso-brasileiro Pepe se tornou o jogador mais velho a fazer um gol na fase de mata-mata da Copa do Mundo. Aos 39 anos e 283 dias de idade, o atleta marcou o segundo gol de Portugal na goleada sobre a Suíça, pelas oitavas de final do Mundial de 2022. O recorde anterior era do camaronês Roger Milla, que tinha 38 anos e 34 dias quando marcou contra a Colômbia nas oitavas da Copa de 1990.
+ Jogadores mais velhos a marcar gol na Copa do Mundo: veja top 10
5. Jogadores com mais participações em Copa do Mundo
Não é um recorde quebrado, mas igualado. Messi, Cristiano Ronaldo, Guardado e Ochoa chegaram à marca de cinco edições da Copa do Mundo no currículo e ampliaram a lista de recordistas neste quesito. Outros quatro jogadores também participaram de cinco Copas: Carbajal, Lothar Matthaus, Buffon e Rafa Márquez.
+ Conheça os jogadores com mais participações na história da Copa do Mundo
6. Primeiro jogador a marcar em cinco edições de Copa do Mundo
Entre os oito jogadores que disputaram cinco Copas do Mundo, apenas um marcou gol em todas as edições: Cristiano Ronaldo. O atacante português quebrou a escrita logo na estreia contra Gana (leia mais aqui). O recorde anterior era de Klose e Pelé, que marcaram gols em quatro edições diferentes (Messi também faz parte deste grupo agora).
7. Maior artilheiro com menos de 24 anos
Mbappé se tornou, no Qatar, o maior artilheiro da Copa do Mundo com menos de 24 anos. O atacante francês soma nove gols (quatro em 2018 e cinco em 2022) e superou Pelé, que tinha sete gols marcados com esta idade. Para efeito de comparação, Neymar tinha quatro gols até completar 24 anos, enquanto Messi e Cristiano Ronaldo tinham um cada.
+ Mbappé, Lloris, Giroud e Griezmann batem recordes pela França na Copa do Mundo
8. Brasileiro mais velho a disputar a Copa do Mundo
Recorde que foi quebrado duas vezes no Qatar. Aos 38 anos, Thiago Silva foi titular contra a Sérvia e se tornou o brasileiro mais velho a disputar um jogo de Copa do Mundo. A marca foi do zagueiro até a terceira rodada, quando Daniel Alves entrou em campo com 39 anos e se tornou o recordista. Antes deles, o recordista era Djalma Santos, que jogou o Mundial de 1966 com 37 anos.
9. Sul-americano com mais jogos na história da Copa do Mundo
No Qatar, Messi se tornou o jogador sul-americano com maior número de jogos na história da Copa do Mundo. Com 23 partidas de Mundial no currículo, o craque argentino ultrapassou Mascherano (20), Cafu (20) e Maradona (21). Se a Argentina disputar mais três jogos, Messi quebrará mais uma marca: o recordista geral é Lothar Matthäus com 25 confrontos disputados na competição.
10. Edição com mais empates sem gols
Até o momento, houve sete empates sem gols na Copa do Mundo 2022 - um recorde na história da competição. A marca igualou as edições de 1982, 2006, 2010 e 2014, que tiveram o mesmo número de "0 a 0". Se houver mais um placar zerado nas oito partidas restantes, a Copa de 2022 quebrar o recorde de forma definitiva.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias