Curiosidades das Copas: Em 38, Brasil se ‘supera’ com brilho de Leônidas
Na terceira edição do Mundial, na França, Seleção tem seu melhor desempenho até então, caindo apenas nas semifinais. Atacante termina como artilheiro
- Matéria
- Mais Notícias
A primeira grande campanha da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo foi em 1938, na terceira edição. Após cair na primeira fase em 30 e 34, o Brasil foi terceiro colocado no torneio disputado na França. E o resultado deve-se muito ao brilho de um atacante, que foi um dos craques das primeiras décadas do futebol nacional: Leônidas da Silva. O "Diamante Negro" barbarizou em campos franceses.
Leônidas terminou a disputa como artilheiro, com sete gols. O detalhe é que não jogou na semifinal, contra a Itália, em que a Seleção foi eliminada ao perder por 2 a 1. O atacante foi poupado pelo técnico Ademir Pimenta porque tinha uma lesão. Um detalhe curioso é que o jogador fez um gol descalço na prorrogação contra a Polônia, nas oitavas de final, em partida que terminou 6 a 5 para o Brasil. Relatos da época dão conta de que o brasileiro perdeu a chuteira durante a disputa do lance. Nessa partida, ele fez quatro gols.
Relacionadas
A Seleção terminou em terceiro lugar ao derrotar a Suécia, em confronto que se tornaria o mais repetido da história dos Mundiais. E 20 anos depois, o Escrete Canarinho seria campeão do mundo pela primeira vez.
BICAMPEONATO
DE 38 para 98
CAMPANHA DO BRASIL EM 38
- Brasil 6 x 5 Polônia
- Brasil 1 x 1 Tchecoslováquia
- Brasil 2 x 1 Tchecoslováquia (jogo-desempate)
- Brasil 1 x 2 Itália
- Brasil 4 x 2 Suécia (disputa de terceiro lugar)
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias