Curiosidades das Copas: duelos ‘batidos’ podem se repetir na Rússia
Quatro dos confrontos que mais ocorreram na história dos Mundiais têm probabilidade de novo 'tira-teima' em 2018. Brasil x Suécia, um dos líderes, é possível já nas oitavas
No dia 13 de julho de 2014, a Alemanha derrotou a Argentina por 1 a 0, com gol de Götze na prorrogação, e sagrou-se tetracampeã do mundo. O jogo que encerrou o torneio no Brasil repetiu as decisões de 86 e 90, tornando-se a final mais comum da história das Copas e empatando com Brasil x Suécia como o jogo mais frequente desde a criação da competição, em 1930. Os dois duelos foram disputados incríveis sete vezes cada.
As oitavas de final do Mundial da Rússia, que começa dia 14 de junho próximo, podem fazer Brasil x Suécia voltar à liderança isolada. Isso porque o primeiro colocado do grupo E, o da Seleção Brasileira, irá enfrentar o segundo do Grupo F, o dos suecos. O mais provável é que os escandinavos briguem com México e Coreia do Sul pelo segundo lugar, sendo a Alemanha a óbvia favorita ao primeiro posto. E mais: caso os alemães confirmem sua condição e a Argentina faça o mesmo no Grupo D (que tem também Croácia, Islândia e Nigéria), as duas forças irão se reencontrar nas quartas - evidentemente, se passarem pelas oitavas também.
Ou seja, Brasil x Suécia e Argentina x Alemanha, embates mais vezes realizados em Copas, podem ganhar um novo capítulo na Rússia. Brasil x Espanha e Inglaterra x Argentina, que aconteceram cinco vezes, podem acontecer em semifinais ou até na final.
Três partidas envolvendo a Itália também se repetiram cinco vezes em Mundiais: diante de Brasil. França e Argentina. No entanto, a Azzurra não classificou-se para a Copa da Rússia.
CURIOSIDADES DOS CONFRONTOS
- Brasil x Suécia aconteceu duas vezes em uma mesma edição. Em 94, na campanha do tetra, a Seleção empatou com os suecos por 1 a 1 na primeira fase e os derrotou por 1 a 0 na semifinal (gol de Romário, de cabeça).
- Em 1978, o Brasil empatou por 1 a 1 com a Suécia na primeira fase. O resultado seria 2 a 1 para a Seleção caso o árbitro galês Clive Thomas não tivesse encerrado o jogo logo após Nelinho bater um escanteio que Zico completou para o gol. Um dos lances mais polêmicos da história.
- Argentina x Alemanha é a única final repetida em duas edições seguidas. Em 86, os argentinos venceram por 3 a 2, no México. Quatro anos depois, a Alemanha deu troco com 1 a 0, na Itália.
- A Argentina venceu apenas um dos sete confrontos contra a Alemanha em Copas (a final de 86). Houve um empate e cinco triunfos germânicos
- Argentina 2 x 1 Inglaterra, em 86, é um dos jogos mais famosos da história. Maradona fez um gol genial, driblando uma série de marcadores, e outro escandalosamente com a mão.
- Na Copa de 86, o Brasil venceu a Espanha por 1 a 0 na sua estreia. Os espanhóis tiveram um gol não validado de Michel. O jogador chutou de fora da área, a bola bateu no travessão e ultrapassou a linha da meta defendida por Carlos. O juiz não viu!
NA CAMPANHA DO TETRA
TRÊS VEZES SEGUIDAS
BRASIL X SUÉCIA EM COPAS
Brasil 4 x 2 Suécia - disputa do terceiro lugar - 1938 (França)
Brasil 7 x 1 Suécia - quadrangular final - 1950 (Brasil)
Brasil 5 x 2 Suécia - final - 1958 (Suécia)
Brasil 1 x 1 Suécia - primeira fase - 1978 (Argentina)
Brasil 2 x 1 Suécia - primeira fase - 1990 (Itália)
Brasil 1 x 1 Suécia - primeira fase - 1994 (Estados Unidos)
Brasil 1 x 0 Suécia - semifinais - 1994 (Estados Unidos)
ALEMANHA X ARGENTINA EM COPAS
Alemanha 3 x 1 Argentina - primeira fase - 1958 (Suécia)
Alemanha 0 x 0 Argentina - primeira fase - 1966 (Inglaterra)
Alemanha 2 x 3 Argentina - final - 1986 (México)
Alemanha 1 x 0 Argentina - final - 1990 (Itália)
Alemanha 1 (4) x (2) 1 Argentina - quartas de final - 2006 (Alemanha)
Alemanha 4 x 0 Argentina - quartas de final - 2010 (África do Sul)
Alemanha 1 x 0 Argentina, na prorrogação - final - 2014 (Brasil)