De eletricista a árbitro da abertura da Copa: conheça o italiano que vai apitar Qatar x Equador
Daniele Orsato será o dono do apito na primeira partida do Mundial, neste domingo, às 13h<br>

- Matéria
- Mais Notícias
A partida de abertura da Copa do Mundo 2022 será apitada por um ex-eletricista italiano. Você não leu errado. Trata-se do árbitro Daniele Orsato, de 46 anos. Ele foi escolhido pela Fifa para comandar o duelo entre Qatar e Equador neste domingo, às 13h (de Brasília). Mas, afinal, como ele realizou essa mudança de carreira?
Relacionadas
A curiosa história de Orsato teve início no norte da Itália, em 1975. Na infância, o italiano já demonstrava gosto por futebol, mas tinha outro sonho: trabalhar como eletricista. E assim foi feito. Ele se formou na área e exerceu a função antes de se dedicar totalmente ao esporte.
- Desde pequeno tinha curiosidade de saber porque acendia a luz e o meu objetivo era ser eletricista. Estudei no centro de formação profissional em Trissino e depois encontrei um emprego. No primeiro dia, vesti o macacão azul e estava com a caixa de ferramentas na mão, saí de casa e esperei na estrada pelos meus colegas que deveriam me buscar. Naquela estrada, enquanto esperava, pensei que tinha realizado o meu sonho - disse Orstato, em entrevista ao jornal italiano Corriere del Venetto.
+ Qatar x Equador: onde assistir, prováveis times e desfalques do jogo de abertura da Copa do Mundo
Após a experiência como eletricista, Orsato passou a se dedicar totalmente ao futebol e teve rápida ascensão na carreira. Árbitro da Série A italiana desde 2006, ele passou a ser árbitro Fifa em 2010 e desde então está presente nos maiores torneios do futebol mundial.

Ele, inclusive, apitou a final da edição 2019/20 da Champions League, entre Bayern de Munique e PSG. Naquele ano de 2020, ele também foi eleito o melhor árbitro do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Na Copa de 2018, na Rússia, foi árbitro assistente de vídeo. Foi responsável pelo VAR no duelo entre Brasil e Bélgica pelas quartas de final, entre outros confrontos.
Orsato vai comandar uma uma equipe de arbitragem totalmente italiana no duelo entre Qatar e Equador. Os assistentes serão Ciro Carbone e Alessandro Giallatini. Já o VAR ficará sob a coordenação de Massimiliano Irrati.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias