Precisando e querendo provar seu valor pela alta expectativa nela depositada, a Bélgica poderia já ter uma 'desculpa' para um possível tropeço na estreia. Mas não é bem isso que acontece. Os desfalques confirmados de Kompany e Vermaelen não assustam o treinador Roberto Martínez; pelo contrário, só mostra a força que o renomado elenco chega para disputar esta Copa do Mundo.
Perder um jogador do Manchester City e um do Barcelona é motivo de preocupação para a maioria das seleções. Mas para Bélgica, por incrível que pareça, o banco tem reservas de luxo para cada posição. Os prováveis substitutos da zaga são ninguém menos que Jan Vertonghen e Toby Alderweireld, donos da terceira melhor defesa da disputada Premier League.
Ambos são formados no Ajax, passaram por todas as seleções de base belga e tem alta estatura (1,89 e 1,87m, respectivamente). Hoje, formam a defesa do Tottenham, terceiro colocado na última liga. São jogadores de primeira linha do futebol mundial. Neste ano, inclusive, Vertonghen foi eleito o melhor zagueiro da competição, o que aconteceu com Alderweireld na temporada anterior.
O técnico Roberto Martínez não tem do que reclamar. Seja qual for o desfalque, o nível não cai. Mesmo se tratando dos principais nomes, como Kevin De Bruyne e Eden Hazard. Para as posições, por exemplo, o treinador pode contar com Ferreira Carrasco, primeiro jogador belga a marcar em uma final de Liga dos Campeões, Dries Martens, destaque do envolvente time do Napoli ou Thorgan Hazard, irmão mais novo e bom de bola do camisa 10.
Na frente, Lukaku é o dono da camisa 9 e jogador com mais gols do elenco. Tem força, velocidade e faro de gol. Mesmo assim, caso se machuque ou seja expulso, a reposição é em alto nível. No banco, Batshuayi é a opção ofensiva e poderia muito bem ser titular. A boa temporada pelo Borussia Dortmund e as atuações em amistosos pela Bélgica o credenciam como primeira opção de Martínez no segundo tempo.
E até no gol as opções existem. O titular é Courtois, incontestável. Mas, no banco, Mignolet, do Liverpool, também mantém o nível do segundo time. E o terceiro goleiro é Casteels, com incríveis 1,96m de altura.
Opções não faltam para o treinador, definitivamente. No elenco, ainda existem jogadores com potencial a ser explorado, casos do volante Tielemans, de 21 anos, e do meia Januzaj, de 23. A geração belga realmente vem forte e um desfalque inesperado não é desculpa para uma eliminação precoce. Hora do time provar em campo as expectativas criadas nos últimos anos.