Fifa afirma que árbitros estão prontos e VAR será um aliado vital
Diretor de arbitragem da entidade, Massimo Busacca, e Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros, mostraram total apoio aos juízes que apitarão na Rússia
A Copa do Mundo da Rússia, que começa nesta quinta-feira, será histórica para mais um capítulo da tecnologia no futebol. Afinal de contas, será o primeiro Mundial a contar com o VAR. No entanto, na visão da Fifa, isso não significa que haverá uma "competição" entre árbitro e o vídeo.
- Estamos prontos, confiantes para fazer o melhor trabalho possível. Tenho a certeza que os árbitros que estão aqui estão totalmente preparados. Trabalharam duro, participaram de seminários. O VAR não está aqui para ser um "competidor". A decisão final sempre será do juiz, que podem vir a cometer erros ou não ver jogadas que levam frações de segundos. Por isso, o vídeo está aqui para ajudar - declarou o diretor de arbitragem da entidade, o suíço Massimo Busacca.
O presidente do Comité de Árbitros da Fifa, o italiano Pierluigi Collina, reforçou a tese de cooperação. Na visão dele, os árbitros que estarão na Rússia terão menos "dor de cabeça" por terem o auxílio do VAR.
- Os profissionais que estão aqui se prepararam mentalmente para esse momento. Não podem considerar que o VAR está ali para fazer algum julgamento. É uma ferramenta que vai poder auxiliá-los a corrigir algum tipo de erro. E isso traz paz e tranquilidade mental. Qualquer tipo de erro que não tenha como voltar atrás poderia atrapalhar a confiança do juiz em campo - declarou Collina, que também falou sobre a escolha de Néstor Pitana para apitar a partida de abertura, entre Rússia e Arábia Saudita, a primeira que terá o VAR na história da Copa:
- Acho que tomamos a decisão correta. E não queremos, neste momento, colocar qualquer tipo de pressão nos ombros dele devido a esse fato (primeira partida com VAR). Estão todos preparados - declarou.
O trio de arbitragem para o jogo de abertura do Mundial ainda terá o brasileiro Sandro Meira Ricci, que esteve cotado para ser o juiz do duelo, como quarto árbitro. O italiano Massimiliano Irruti será o árbitro responsável pelo VAR. Ele ficará em uma sala no IBC acompanhando todos os detalhes do encontro entre russos e sauditas.