Fim de ciclo? Espanha carrega elenco com bons nomes para Copa de 2022
Apesar de astros como Iniesta e David Silva se aposentarem, a ideia após a Copa de 2014 era promover uma renovação na seleção, o que ajudará daqui quatro anos
É comum ver manchetes com os dizeres "fim de ciclo" após uma eliminação de Copa do Mundo. Apesar da campanha decepcionante no Mundial da Rússia, não é isso que deve acontecer na Espanha. Apesar de nomes como Iniesta e David Silva se aposentarem da seleção, a tendência é que a base de jovens jogadores se mantenha para 2022. A Espanha deve ganhar novos líderes, como Isco, Koke, Saúl e Asensio.
A ideia de renovação da seleção espanhola veio após a eliminação na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, quando nomes como Xavi, Fernando Torres, Casillas e Fabregas se aposentaram da seleção, dando lugar a uma nova geração em uma projeto organizado por Julen Lopetegui. É isso que faz essa base, eliminada para a Rússia, se manter para 2022.
Dos convocados para o Mundial da Rússia, outros nomes como Reina, Monreal, Sergio Ramos, Piqué e Iago Aspas podem ter disputado seu último grande torneio pela seleção, enquanto outros começam a despontar pela titularidade. O LANCE! fez um levantamento com a idade que os jogadores terão em 2022. Confira!
GOLEIROS
David De Gea - 31 anos
Kepa Arrizabalaga - 27 anos
Pepe Reina - 39 anos
Mesmo após uma Copa do Mundo frustrante, De Gea deve continuar como goleiro titular da Espanha para o próximo ciclo, tendo Kepa como reserva imediato - mas podendo ganhar minutos e disputar a posição. Reina disputou seu último mundial e deve se aposentar da seleção espanhola.
LATERAIS
Daniel Carvajal - 30 anos
Álvaro Odriozola - 26 anos
Jordi Alba - 33 anos
Nacho Monreal - 36 anos
Titulares nas laterais, Daniel Carvajal e Jordi Alba são considerados dois dos melhores laterais do mundo e devem continuar para o próximo ciclo, assim como a revelação Odriozola - este com concorrência de Sergi Roberto e Hector Bellerín. Monreal deve se aposentar da seleção espanhola.
ZAGUEIROS
Gerard Piqué - 35 anos
Sergio Ramos - 36 anos
Nacho - 32 anos
Azpilicueta - 32 anos
Líderes do elenco, Piqué e Sergio Ramos ainda não sabem se irão se aposentar da seleção espanhola, mesmo sabendo que terão idade avançada em 2022. Nacho e Azpilicueta pode continuar, mas irão sofrer concorrência no próximo ciclo.
MEIO-CAMPISTAS
Sergio Busquets - 33 anos
Andrés Iniesta - 37 anos
Saúl - 27 anos
Koke - 30 anos
Thiago - 31 anos
Marco Asensio - 26 anos
David Silva - 36 anos
Isco - 30 anos
Iniesta e David Silva disputaram sua última Copa do Mundo pela Espanha, e Busquets não confirmou aposentadoria para o próximo ciclo. Tirando eles, todos os outros meio-campistas têm condições de estar no Mundial de 2002, tendo em vista a qualidade e idade dos nomes.
ATACANTES
Rodrigo - 31 anos
Lucas Vázquez - 30 anos
Iago Aspas - 34 anos
Diego Costa - 33 anos
Iago Aspas deve ter disputado sua última Copa do Mundo, mas os outros nomes podem ter chances no próximo ciclo. Diego Costa e Lucas Vázquez, por exemplo, são vistos como nomes de destaque por suas atuações em Atlético de Madrid e Real Madrid.