França x Inglaterra: Mbappé fará duelo particular com ‘o cara capaz de pará-lo’ na Copa do Mundo
Confronto entre franceses e ingleses, pelas quartas de final do Mundial, promete muito. Jogo será no Estádio Al Bayt, no próximo sábado, às 16h
As seleções de França e Inglaterra disputam uma vaga na semifinal da Copa do Mundo, no próximo sábado, e a definição do confronto tem tudo para passar por um duelo em particular: Kylian Mbappé e Kyle Walker. O atacante francês, grande nome e artilheiro do Mundial, vai encarar aquele que é apontado como o "defensor capaz de pará-lo". O jogo entre os Bleus e o English Team será no Estádio Al Bayt, no próximo sábado (10), às 16h.
A última "vítima" de Mbappé na Copa do Mundo do Qatar foi Matty Cash, lateral-direito da Polônia, eliminada pela França nas oitavas de final, com dois gols e uma assistência do camisa 10. O polonês conhece bem Kyle Walker e vários convocados da seleção que atuam na Premier League, como Grealish e Declan Rice, seus ex-parceiros de Aston Villa.
- Eles (jogadores da Inglaterra) não precisam de dicas. Eles têm Kyle Walker, que pode jogar como lateral e é provavelmente tão rápido quanto Mbappé. Ele sabe que Mbappé é incrível, mas Kyle é o melhor lateral da Inglaterra. Então, se alguém pode parar Mbappé, Kyle é esse cara - afirmou Cash, antes de complementar sobre o camisa 10 francês:
- Disse antes que Sterling foi meu oponente mais difícil de marcar. Quando nós enfrentamos o Manchester City, ele foi brilhante. Sterling é rápido, mas Mbappé é elétrico.
+ Conheça a música que embala o vestiário da França na Copa do Mundo
Cash não foi o primeiro a apontar a capacidade defensiva do lateral inglês. Em setembro, em entrevista ao canal "DAZN", Neymar foi questionado sobre os marcadores mais difíceis contra quem jogou, e a resposta do camisa 10 do Brasil foi Kyle Walker. "Rápido, forte e inteligente", comentou o craque da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain.
DUPLA EM ALTA VELOCIDADE NO MUNDIAL
Do lado francês, Kylian Mbappé chegou ao Qatar "voando". Sem problemas físicos, o camisa 10 participou dos quatro jogos dos Bleus e só não foi titular na rodada final da fase de grupos, quando Didier Deschamps preservou nove jogadores. Além dos cinco gols e duas assistências, o atacante é o atleta mais rápido da seleção, atingindo 35,3 km/h.
Por outro lado, Kyler Walker passou por uma cirurgia na virilha, em outubro, e por pouco não ficou fora do Mundial. Nos dois primeiros jogos, contra Irã e Estados Unidos, sequer foi utilizado por Gareth Southgate. Na última rodada da fase de grupos, atuou por 57 minutos contra Gales e, nas oitavas, completou a partida contra Senegal. O pico de velocidade do camisa 2 nesses jogos foi de 34,2 km/h e 34,4 km/h, respectivamente.
+ Saiba o que Mbappé ouviu de Lewandowski após a partida entre França e Polônia
A velocidade, contudo, não é a única arma de Mbappé, que também é o maior driblador da Copa do Mundo do Qatar, segundo a plataforma Footstats, além de artilheiro, com cinco gols. Mesmo bem marcado, o camisa 10 francês já contribuiu com duas assistências e é o principal responsável pelo volume ofensivo do time comandado por Didier Deschamps.
O encontro entre Mbappé e Walker será o segundo dos jogadores por suas seleções. Em junho de 2017, o atacante francês foi titular e deu assistência para o gol de Dembélé, aos 33 minutos da etapa final, que definiu a vitória dos Bleus por 3 a 2, em Paris. Nesse jogo, Walker saiu do banco no intervalo, substituiu Trippier e atuou na segunda etapa como ala.
Já por Paris Saint-Germain e Manchester City, os atletas já se enfrentaram três vezes pela Liga dos Campeões, todas como titulares. Em 2020/21, vitória inglesa por 2 a 1 na semifinal. Em 2021/22, na fase de grupos, triunfo do PSG em casa por 2 a 0, e britânico por 2 a 1.