As seleções da França e da Inglaterra avançaram às quartas de final da Copa do Mundo e, com o confronto definido, começaram as provocações entre os rivais históricos. O tradicional jornal "L'Equipe" já deu o tom com a capa desta segunda-feira, na qual estampa foto de Kylian Mbappé e a seguinte frase: "God save notre King (Deus salve nosso Rei)!"
A provocação passa pela utilização de trecho mais famoso do hino do Reino Unido (God Save The King) para celebrar a fase do camisa 10 francês, que marcou dois gols contra a Polônia. Kylian Mbappé, com cinco gols, é o artilheiro isolado do Mundial do Qatar.
A rivalidade entre Inglaterra e França é antiga e tem origem em questões políticas. Em Copas do Mundo, o primeiro confronto entre as seleções foi em 1966: com dois gols de Roger Hunt, o English Team, em casa, venceu por 2 a 0 na fase de grupos.
França e Inglaterra voltaram a se enfrentar em 1982, no Mundial da Espanha. Novamente pela fase de grupos, os ingleses levaram a melhor de novo: vitória por 3 a 1, com dois gols de Bryan Robson e um de Paul Mariner. Gérard Soler descontou para os franceses.