A Copa do Mundo 2022 chegou ao fim e é hora de debater sobre o gol mais bonito do torneio. Abaixo, o LANCE! elenca os principais golaços desde a fase de grupos até a decisão do Mundial.
Ao todo, foram 172 gols marcados em 64 partidas - totalizando uma média de 2,68. No top-10 dos gols mais bonitos, há três representantes brasileiros: os de Richarlison contra Sérvia e Coreia do Sul, e o de Casemiro contra a Suíça.
Os 10 gols mais bonitos da Copa do Mundo 2022:
1. RICHARLISON (Brasil 2 x 0 Sérvia)
Richarlison teve atuação brilhante na estreia da Copa do Mundo. O atacante da Seleção Brasileira marcou os dois gols na vitória sobre a Sérvia por 2 a 0, com destaque especial para o segundo. Após receber passe de Vini Jr, o camisa 9 dominou e acertou um lindo voleio, sem chances para o goleiro sérvio no Estádio Lusail.
2. KYLIAN MBAPPÉ (França 3 x 3 Argentina)
Apesar do vice-campeonato, Mbappé teve atuação histórica na final da Copa do Mundo. O atacante francês marcou um hat-trick e manteve a França viva na partida até a decisão por pênaltis. O segundo gol foi uma pintura. De primeiro e sem deixar a bola quicar, ele finalizou com força e levou a decisão para a prorrogação.
3. RICHARLISON (Brasil 4 x 1 Coreia do Sul)
Golaço pela jogada coletiva. Richarlison iniciou o lance com uma embaixada de cabeça e tocou para Marquinhos. O zagueiro da Seleção encontrou Thiago Silva no meio e o capitão tocou de primeira para Richarlison, que entrava na grande área. O atacante dominou e apenas deslocou o goleiro coreano, em partida válida pelas oitavas de final.
4. LUIS CHÁVEZ (México 2 x 1 Arábia Saudita)
Na última rodada do Grupo C, o México venceu a Arábia Saudita por 2 a 1, mas acabou sendo eliminado. Ainda assim, o meia Luis Chávez voltou para casa com um golaço na bagagem. De muito longe, ele cobrou falta com perfeição, no ângulo, e sem chances para o goleiro.
5. VINCENT ABOUBAKAR (Camarões 3 x 3 Sérvia)
Em um dos jogos mais movimentados da fase de grupos, Aboubakar marcou um golaço para Camarões diante da Sérvia. O atacante foi lançado, saiu de cara com o goleiro adversário e mandou de cobertura para o fundo das redes. O lance chegou a ser anulado por impedimento, mas foi confirmado após análise do VAR
6. ENZO FERNÁNDEZ (Argentina 2 x 0 México)
Enzo Fernández deu números finais à vitória por 2 a 0 da Argentina sobre o México, na fase de grupos, com um belo gol. O jogador recebeu na quina da área, cortou para dentro e acertou um lindo chute de chapa no ângulo, sem chances para o goleiro Ochoa.
7. RAFAEL LEÃO (Portugal 6 x 1 Suíça)
Outra chapada na gaveta que merece destaque. No fim da goleada de Portugal sobre a Suíça, Rafael Leão fez jogada individual pela esquerda e achou belo chute, quase de cobertura e no ângulo, para vencer o goleiro Sommer.
8. GONÇALO RAMOS (Portugal 6 x 1 Suíça)
Na mesma partida, Gonçalo Ramos marcou um hat-trick com direito a golaço. O primeiro dos três gols saiu após um forte chute de esquerda e com pouco ângulo do atacante português. A bola foi tão rápida que Sommer praticamente não teve reação.
9. SALEM AL-DAWSARI (Arábia Saudita 2 x 1 Argentina)
Em uma das maiores zebras da primeira fase, Salem Al-Dawsari marcou um golaço contra a Argentina. O meia árabe costurou a zaga adversária e finalizou colocado, no alto, para virar o placar para a Arábia Saudita.
10. KYLIAN MBAPPÉ (França 3 x 1 Polônia) - Segundo gol
O último gol da lista é de Kylian Mbappé. Na vitória francesa sobre a Polônia, nas oitavas de final, o camisa 10 marcou dois golaços no ângulo. Ambos poderiam aparecer no top 10, mas o destaque vai para o segundo lance, em que ele chapa no canto oposto.
Menções honrosas:
- Neymar (Brasil 1 x 1 Croácia) - Tabele e drible no goleiro
- Weghorst (Holanda 2 x 2 Argentina) - Jogada ensaiada salvadora
- Casemiro (Brasil 1 x 0 Suíça) - Sem pulo no ângulo
- Kylian Mbappé (França 3 x 1 Polônia) - Pancada no ângulo
- Bukayo Saka (Inglaterra 6 x 2 Irã) - Sem pulo no ângulo
- Memphis Depay (Holanda 3 x 1 Estados Unidos) - Jogada coletiva
- Mitrovic (Sérvia 3 x 3 Camarões) - Jogada coletiva
- Rashford (Inglaterra 3 x 0 País de Gales) - Golaço de falta