OPINIÃO: Holanda é uma das maiores decepções da Copa do Mundo

Equipe de Louis Van Gaal não conseguiu imprimir bom ritmo novamente, dessa vez contra o Equador

imagem cameraA Holanda não conseguiu imprimir o melhor ritmo nesta sexta-feira (Anne-Christine POUJOULAT / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/11/2022
15:44
Atualizado em 25/11/2022
18:07
Compartilhar

A Holanda chegou à Copa do Mundo sem o prestígio de outras seleções, como França, Argentina e o próprio Brasil. Com uma nova geração, a Laranja precisava se reafirmar como candidata. Até o momento, no entanto, fez o oposto disso. A equipe de Louis Van Gaal não encontrou muitas soluções para conjuntos mais fracos de Equador e Senegal e pode ser classificada como uma das grandes decepções do Mundial. 

O pré-Copa foi extremamente positivo à seleção holandesa, principalmente pelo desempenho a partir do momento em que Van Gaal assumiu o comando de Frank De Boer. De lá para cá, a Holanda não perdeu, se classificou em primeiro lugar nas Eliminatórias e foi muito bem na Nations League, avançando ao Final Four.

No Mundial do Qatar, o esquema de Van Gaal não tem funcionado até o momento. Com três zagueiros e dois alas, a Holanda teria uma proteção maior, mas não é o caso. Tanto Timbers, nesta sexta, quando De Ligt, na estreia, tiveram desempenhos abaixo do esperado. Aké também não foi bem no jogo contra o Equador. Van Dijk, o mais regular, e Noppert, a sensação do gol, não comprometem. 

+ Gakpo, da Holanda, é um dos jogadores mais produtivos da Europa na temporada; entenda

A grande questão deste esquema é do meio-campo para frente. Frenkie De Jong e Cody Gakpo jogaram muito bem nas duas partidas e são dos poucos destaques positivos da Holanda. Em compensação, Van Gaal mexeu em praticamente todo o setor e, mesmo assim, não obteve resultados. O atacante Bergwijn, do Ajax, é o 'bola murcha' até o momento. 

Outro fator que impressiona é a quantidade de mexidas promovidas por Van Gaal, que, mesmo assim, não surtiram efeito. Klaasen entrou bem na estreia e marcou, mas foi muito abaixo contra o Equador. Depay teve 45 minutos para demonstrar a que veio e decepcionou, com praticamente nenhuma oportunidade clara.

+ Seleção Brasileira: LANCE! publica podcast especial 'Caminho do Hexa'

A Holanda sofreu com as investidas do Equador (EFE/ Rodrigo Jiménez)

É claro que a pressão é algo a ser analisado. Mais da metade dos jogadores da Holanda nunca disputou uma Copa do Mundo. A Laranja Mecânica vive momento de 'entressafra' e sequer disputou o último Mundial, da Rússia. Van Gaal chegou a comentar sobre o assunto, mas cobrou alguns atletas em coletiva após a vitória sobre Senegal. 

A verdade é que a Holanda é uma das grandes decepções desta Copa do Mundo. O toque de bola não é objetivo, De Jong e Gakpo estão sobrecarregados e a defesa, que era para ser o ponto forte da seleção, cede muitos espaços. No entanto, em um grupo com Senegal, Equador e Qatar, a classificação está próxima. 

+ Entenda por que Memphis Depay, da Holanda, não usa sobrenome no uniforme

A Laranja enfrenta os anfitriões nesta terça-feira, às 12h (de Brasília), no Estádio Al Bayt. Com quatro pontos conquistados, a Holanda precisa apenas de um empate para garantir a classificação sem depender de resultados paralelos. Caso vença, a equipe de Van Gaal terminará na liderança do Grupo A. 

VEJA NÚMEROS DE VAN GAAL PELA HOLANDA

18 jogos
13 vitórias
5 empates
2,39 média de gols marcados

Siga o Lance! no Google News