Técnico da Inglaterra já enfrentou Tunísia como jogador: ‘É diferente’

Gareth Southgate esteve em campo na vitória por 2 a 0 sobre os africanos na Copa do Mundo de 1998 e explica o que muda: 'Me sinto mais responsável e calmo como treinador'

Escrito por

A Inglaterra estreia na Copa do Mundo nesta segunda-feira, contra a frágil Tunísia, pelo Grupo F. O elenco africano é pouco conhecido pelos ingleses, mas ninguém melhor que Gareth Southgate para definir uma estratégia para a partida. Hoje treinador, ele esteve em campo contra o adversário na estreia da Copa de 1998, na França. Quais as diferenças de lá para cá?

- É uma boa pergunta. Acho que a empolgação é diferente, como jogador você precisa de mais emoção para conduzir sua performance e para adrenalina fluir com equilíbrio. E como treinador, me sinto mais responsável e muito mais calmo do que quando era atleta - afirma Southgate.

Naquela partida, Southgate formava a linha defensiva da Inglaterra ao lado de Campbell, Tony Adams e Le Saux. O goleiro era David Seaman - o mesmo que sofreu o golaço de falta do Ronaldinho Gaúcho em 2002. No meio de campo, o maestro era Paul Scholes e na frente Owen, Shearer e Sheringham eram as armas ofensivas.

Desta vez, o técnico tem uma nova geração promissora nas mãos, mas esconde a escalação para a estreia.

- Nós sabemos qual será o time. A preparação continua a mesma. Somos uma só equipe e o que importa é isso. Permaneceremos unidos. E o Southgate vai escolher o melhor time - comentou Fabian Delph, um dos meias do elenco.

Siga o Lance! no Google News