O ministro dos Esportes britânico, Stuart Andrew, revelou que vai usar a braçadeira "OneLove", em protesto contra as leis anit-LGBTQIA+ do Qatar, no jogo entre Inglaterra e País de Gales, que acontece nessa terça-feira pela Copa do Mundo.
- Sem sombra de dúvida, usarei a braçadeira OneLove - afirmou o ministro Andrew, que é gay, em entrevista à ITV News.
A Fifa proibiu a manifestação dos atletas no Qatar através do acessório. Caso a regra fosse quebrada, a entidade ainda sinalizou que os capitães que a utilizassem receberiam cartão amarelo e as federações seriam punidas.
A campanha "OneLove" tem como objetivo alertar o planeta sobre todas as formas de amor, o que há resistência na cultura do Qatar, sede do Mundial, que classifica a prática homossexual como crime, passível até mesmo de pena de morte em alguns locais do país.
+ Fifa proíbe Inglaterra de usar braçadeira arco-íris em apoio a causa LGBTQIA+
Anteriormente, a ministra do Esporte da Alemanha, Nancy Faeser, usou a braçadeira 'One Love' na tribuna do estádio Internacional Khalifa durante a abertura do jogo entre Alemanha e Japão. A autoridade alemã estava sentada ao lado de Gianni Infantino, presidente da Fifa.
- Quero mostrar apoio e fiquei encantado de ver que a ministra alemã, que assistiu a uma partida, usou. Acho importante que eu o faça isso - disse Stuart Andrew
Inglaterra e País de Gales se enfrentam na tarde desta terça-feira, às 16h (de Brasília), no estádio Ahmed Bin Ali, em Al-Rayyan, pela terceira rodada do Grupo B da Copa do Mundo.