Inspirada em evento de 2014, conferência discute futuro do esporte
Moscou sediou na sexta debates sobre governança, a Copa do Catar (2022) e novas tecnologias; presidente do Google do Brasil foi destaque em primeiro painel
Na última sexta-feira, dia 29 de junho, ocorreu em Moscou (RUS) a Conferência Sobre o Futuro do Esporte. Ela foi Inspirada em evento de 2014 organizado pelo programa executivo FGV/FIFA/CIES em Gestão de Esportes, no Rio de Janeiro, durante a Copa do Mundo no Brasil, com apoio do LANCE!
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez um discurso de abertura e, na sequência, ocorreram painéis sobre governança, a Copa do Catar (2022) e novas tecnologias. Destaque para a apresentação do presidente do Google do Brasil, Fábio Coelho, convidado pelo professor Pedro Trengrouse, responsável pela moderação do primeiro painel.
O evento organizado pela FGV quatro anos atrás acabou tornando o Brasil uma referência para esta edição. Além de Fábio Coelho, compareceram Rinaldo José Martorelli, presidente do Sindicato Nacional dos Atletas, e Stephanie Figer, diretora-executiva do Grupo Figer, maior empresa de gestão de carreiras do país. Alunos do curso FGV/FIFA/CIES em gestão do esporte estiveram presentes e puderam conhecer mais profundamente sobre os temas abordados.
Participaram também líderes da indústria esportiva e de outros setores. O primeiro painel centrou-se na temática do esporte em um mundo digital. Além de Fabio Coelho, integraram o debate Claude Ruibal, diretor-executivo digital da Infront Sports & Media, Luis Vicente, líder do projeto de transformações e inovações digitais da Fifa e Mikhail Demin, CEO da NTV.
- O painel que ficou sob minha responsabilidade enfatizou a importância de trabalhar melhor novas tecnologias para potencializar o esporte. Big Data, blockchain, plataformas OTT, etc.. - explicou Pedro Trengrouse ao LANCE!
O segundo painel focou na nova geração de managers do esporte. Entre os palestrantes esteve o ex-jogador argentino Javier Zanetti, atual vice-presidente da Internazionale de Milão. Em seguida, estiveram em pauta temas de governança esportiva e organização de grandes eventos, como a Copa do Mundo.