Jogo com maior número de gols em uma Copa do Mundo faz 64 anos

Vitória da Áustria por 7 a 5 sobre a Suíça na Copa do Mundo de 1954 é até hoje a partida com mais bolas na rede: 12. E teve ainda pênalti perdido num duelo maluco...

Escrito por

Áustria 7x5 Suíça. A partida realizada pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1954, na Suíça, é até hoje a que mais gols teve em um Mundial. Os 12 gols foram vistos por 35 mil pessoas no estádio La Pontaise, em Lausanne. O que aconteceu naquela tarde de Copa fugiu à lógica do futebol.

Karl Rappan, austríaco que comandava a Suíça, foi o inventor do ferrolho suíço que consistia em forte marcação. Não se esperava muitos gols a favor e nem contra com a equipe em campo. Pois o time da casa enfiou 3 a 0 na Áustria com apenas 20 minutos de jogo. Vaga na mão? Mais louco do que ver os suíços marcarem tantos gols em tão pouco tempo foi a reação austríaca, com cinco bolas na rede nos dez minutos seguintes, virando a partida para 5 a 3. Ainda no primeiro tempo, a Suíça descontou, fechando a etapa com nove gols.

Alfred Korner, da Áustria, ainda bateu um pênalti para fora. No começo do segundo tempo, mais um gol para cada lado sob um calor de 36 graus. Mais cansada por ter feito um jogo a mais (partida-desempate) na fase anterior, a Suíça sofreu ainda o sétimo gol: 7 a 5. O goleiro austríaco Schmied chegou a desmaiar em campo e os relatos dão conta de que, ao acordar, não sabia qual era a contagem do duelo. Até hoje, nenhum jogo teve mais gols em Copas.

A Áustria tomou 6 a 1 da Alemanha na semi e acabou eliminada. Os alemães venceram a Hungria por 3 a 2 na decisão e conquistaram seu primeiro título.

Siga o Lance! no Google News