A eliminação da seleção da Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva rendeu duras críticas por parte da imprensa local. A Alemanha venceu a Costa Rica por 4 a 2, mas não dependia apenas de suas forças para avançar às oitavas de final.
Apesar da goleada, os alemães precisavam torcer por uma vitória da Espanha sobre o Japão, o que não aconteceu. A Alemanha empatou em pontos com os espanhóis, mas perdeu a segunda colocação para os japoneses por conta do saldo de gols: 6 contra 1.
> Veja a tabela da Copa do Mundo 2022
> COPA DO MUNDO: TUDO O QUE ROLA NO QATAR
O Bild, um dos principais jornais alemães, escreveu: "Que embaraçoso! Estamos fora!". A capa do Welt foi mais crítica: "Fim após a fase preliminar. Desastre alemão é selado". Já o Der Spiegel lamentou: "Apesar do 4 a 2 sobre a Costa Rica, Alemanha falha novamente na fase de grupos".
Já o Frankfurter, além de repercurtir frases de torcedores na internet, também escreveu: "A Copa do Mundo acabou para a seleção alemã mesmo após uma vitória contra a Costa Rica. A seleção da DFB se despede do Catar como terceiro colocado do grupo".