menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Conheça Bono, o goleiro de Marrocos na Copa do Mundo

Surpresa do torneio, a seleção africana possui um dos goleiros cotados para vencer o prêmio de melhor jogador da Copa na posição

bono bounou - marrocos
imagem cameraBono é um dos nomes da surpreendente seleção de Marrocos na Copa do Mundo (KARIM JAAFAR / AFP)
Avatar
Lance!
Doha (QAT)
Dia 14/12/2022
10:10
Atualizado em 14/12/2022
11:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Copa do Mundo permite aos torcedores a descoberta de heróis, sejam eles conhecidos ou não. No caso da seleção de Marrocos, primeira africana a chegar na fase semifinal do torneio, um nome é tido como destaque entre os onze titulares, agora ídolos nacionais: Yassine Bounou, também conhecido como Bono, é o goleiro da equipe comandada por Walid Regragui. Com grandes atuações nos últimos dois confrontos mata-mata, o arqueiro de 31 anos se consagrou com a camisa de seu país - no qual, curiosamente, não nasceu. Abaixo, o LANCE! detalha a origem do atleta e todo o caminho trilhado até o status de herói na Copa do Mundo.

Filho de marroquinos, Yassine Bounou nasceu em Montreal, no Canadá, mas se mudou para o país africano quando tinha apenas sete anos. Apaixonado por futebol, ele integrou as categorias de base do Wydad Casablanca, tradicional clube do país, até subir ao profissional. Mesmo destaque durante a infância e adolescência, seu pai não aprovava a vida no meio do esporte.

+ Clubes com mais jogadores na semifinal da Copa do Mundo: veja a lista!

Em 2012, Bono teve o seu primeiro grande desafio com a seleção de Marrocos. Ele fez parte do elenco que disputou os Jogos Olímpicos de Londres, mas ficou no banco de reservas. Dois anos depois, foi contratado pelo Atlético de Madrid, da Espanha, para integrar a equipe B. A experiência colchonera não lhe rendeu bons frutos, levando-o, no mesmo ano, para o Zamora, clube no qual permaneceu até 2016, quando se transferiu para o Girona.

Em 2019, após uma boa temporada pela modesta equipe espanhola, Bono foi contratado pelo Sevilla. Na tradicional equipe do país, o goleiro se sagrou campeão, embora como suplente, da Liga Europa da temporada 2019/20. Até o momento, esse é o único grande troféu levantado pelo atleta desde o início de sua carreira.

bono sevilla
Bono é o goleiro titular do Sevilla desde a temporada 2019/20 (Foto: Reprodução/Instagram)

A relação com a Espanha mexe com uma paixão antiga: desde pequeno, Bono é torcedor do River Plate, da Argentina. Quando chegou ao país europeu, o goleiro aprendeu a língua com outros jogadores sul-americanos. Portanto, o sotaque argentino é notório nas entrevistas em que o arqueiro fala em espanhol.

De acordo com ele, em entrevistas no decorrer dos anos como atleta, o apreço pela Albiceleste se deu porque seu pai lhe presenteou, ainda quando criança, com a camisa da Argentina. Nesse sentido, Bono se tornou um torcedor dos "Millonarios", com idolatria em especial pelo jogador Ariel Ortega, destaque da equipe de Buenos Aires em meados dos anos 2000. Em entrevista, o goleiro revelou que o nome de seu cachorro é "Ariel", em homenagem ao meio-campista.

Agora, pela seleção marroquina, Bono se consagrou com uma grande atuação nos jogos da Copa do Mundo de 2022. Titular nos cinco jogos até o momento, o goleiro sofreu apenas um gol. Semifinalistas, a equipe se tornou a primeira africana a chegar entre as quatro melhores no torneio.

Nas oitavas de final, contra a Espanha, Bono foi um dos responsáveis por levar a disputa para os pênaltis. Inspirado, o goleiro pegou duas cobranças e colocou Marrocos nas quartas de final da competição.

Bono é cotado para vencer o prêmio de melhor do torneio na posição, ao lado de Emiliano Martínez, Livaković e Lloris, outros semifinalistas. Caso passe para a final, as chances do troféu individual, assim como o coletivo, aumentam ainda mais.

Marrocos enfrenta a França nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt. Em caso de vitória, encara a Argentina na grande decisão, que ocorre neste domingo, às 12h (de Brasília), no Estádio Lusail. Se perder para os franceses, disputa o terceiro lugar com a Croácia no sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias