Veja a campanha do Marrocos na Copa do Mundo
Seleção marroquina é a primeira do continente africano a chegar na semifinal do torneio
A histórica campanha de Marrocos na Copa do Mundo de 2022 pode ser coroada, no próximo sábado, com um terceiro lugar. Derrotada pela França, em duelo válido pela semifinal, a seleção marroquina ainda joga sua última partida e busca escrever mais um belo capítulo de sua história no torneio. Abaixo, relembre com o LANCE! a campanha do país africano no Qatar e os destaques da equipe comandada por Walid Regragui.
No pote 4 do sorteio para a fase de grupos, Marrocos foi selecionado para integrar o Grupo F, ao lado de Bélgica, Croácia e Canadá. Poucos acreditavam em uma eventual classificação para as oitavas de final, ainda mais na primeira colocação. No entanto, com a união entre desempenho e resultado, a liderança veio.
+ Messi perto do topo: saiba quais são os 22 maiores artilheiros da história das Copas do Mundo
Marrocos estreou contra a atual vice-campeã Croácia, em jogo com poucas oportunidades oferecidas pelos dois lados. Dessa forma, as duas equipes não saíram do zero.
Na segunda rodada, enfrentou a forte geração belga, comandada por Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Courtois. O favoritismo, como tem sido em muitos duelos da Copa do Mundo de 2022, ficou apenas no papel: vitória de Marrocos por 2 a 0 e muita festa dentro do Estádio Al Thumama.
Para assegurar vaga na fase mata-mata, a equipe africana venceu o Canadá, por 2 a 1. O gol contra, marcado por Aguerd, foi o único sofrido por Marrocos na competição até o momento. Com sete pontos conquistados, portanto, a seleção ficou com o primeiro lugar, eliminando a cabeça de chave Bélgica, terceira colocada.
As oitavas de final não reservaram um adversário mais tranquilo para a seleção africana. O confronto marcado pela proximidade territorial entre Marrocos e Espanha, além da grande quantidade de marroquinos no país europeu, mostraram uma rivalidade que transcendia os gramados durante os 90 - mais 30 - minutos. Após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a partida foi decidida nas penalidades.
Brilhou a estrela de Bono: o goleiro pegou duas cobranças dos espanhóis e assegurou a classificação histórica de Marrocos para as quartas de final.
O adversário subsequente também demonstrara que estava entre os favoritos na briga pela taça. Portugal, outro país da região ibérica, havia vencido a Suíça por 6 a 1 nas oitavas. No entanto, não sobraram gols para os lusitanos contra Marrocos.
Em mais uma noite inspirada de Bono, Marrocos se defendeu bem contra os portugueses e marcou, ainda na primeira etapa, com En-Nesyri, de cabeça. Dessa forma, eliminaram a equipe de Cristiano Ronaldo e se sagraram o primeiro país africano a chegar nas semifinais na história das Copas.
Contra a França, na semifinal, a seleção de Walid Regragui fez uma boa partida durante os 90 minutos, mas perdeu por 2 a 0. O resultado não tira o brilho da campanha histórica do país, que conta com o apoio incondicional dos seus torcedores no Qatar, em Marrocos e ao redor do mundo.
Alguns nomes são importantíssimos para a campanha de Marrocos em busca do terceiro lugar. Além do goleiro Bono, o lateral-direito Hakimi, o jovem Ounahi, o maestro Amrabat e o atacante Ziyech são os destaques de Marrocos na competição. Com apenas 22 anos, o meio-campista Ounahi briga pelo prêmio de revelação do torneio. Já os outros nomes querem estar na seleção da Copa.
Agora, contra a Croácia, os "Leões do Atlas" disputam o terceiro lugar da Copa do Mundo. O jogo ocorre neste sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa. Dessa forma, Marrocos encerra a sua participação na edição do Qatar com sete jogos disputados e, é claro, muitas histórias a serem contadas e escritas.