O zagueiro Nacho foi do fundo do poço ao topo do mundo em poucos minutos na estreia da Espanha na Copa do Mundo de 2018. Improvisado como lateral, marcou o terceiro gol da seleção espanhola - que garantiria a vitória até sofrer o empate aos 43 minutos do segundo tempo. A polêmica ficou por conta do pênalti cometido em Cristiano Ronaldo, logo no primeiro lance da partida. Muitos jogadores pediram pelo uso do árbitro de vídeo, mas o jogador admitiu que cometeu a penalidade no português.
- A verdade é que vem tudo para cima com o pênalti. Sei que encostei em Cristiano, mas tentei tirar a perna. O importante é que conseguimos reagir logo e pude marcar um gol. Cristiano fez uma bela partida. Nós viemos de uma semana complicada e jogamos bem diante de um grande rival - declarou.
Nacho ganhou a vaga devido a Fernando Hierro colocar a seleção espanhola mais protegida na lateral direita. Ele ganhou a posição por ser melhor marcador que Odriozola e ganhou voto de confiança. Logo no primeiro lance, pênalti... em Cristiano Ronaldo. No segundo tempo, se redimiu marcando um golaço - o seu primeiro pela seleção.
Com o empate, a Espanha vai para a segunda rodada precisando vencer para se manter com chances de classificação. O duelo será contra o Irã, atual líder do grupo, no próximo dia 20, às 15h, em Kazan. Já Portugal enfrentará o Marrocos, no dia 20, às 9h, em Moscou.