Neymar faz seu melhor jogo na Copa, levanta a torcida e incomoda rivais
Atacante teve boa participação, com passes, finalizações e uma assistência para o gol de Thiago Silva na vitória que garante o Brasil como primeiro colocado do Grupo E
- Matéria
- Mais Notícias
Um minuto de jogo, aberto na esquerda, Neymar colocou a bola entre as pernas de Tadic e levantou a torcida. Pouco depois, arrancou em velocidade pelo meio antes de passar a Coutinho em jogada que não se completou. O camisa 10, que marcou nos acréscimos e chorou contra a Costa Rica, começou o jogo diante da Sérvia mostrando estar disposto a ser o "velho Neymar".
Não foi brilhante, mas sem dúvidas o atacante fez seu melhor jogo na Copa do Mundo na vitória por 2 a 0 sobre os sérvios, pela última rodada do Grupo E, em Moscou. Foram duas enfiadas perfeitas no primeiro tempo para Gabriel Jesus, em posição legal apenas em uma, aos 28 minutos. Jesus demorou a finalizar, perdeu o gol e voltou para o campo de defesa ouvindo conselhos de Neymar.
A primeira finalização de perigo do Brasil foi antes, aos 24, dos pés do camisa 10. Ele deu mais uma caneta, desta vez em Milinkovic-Savic, jogou em Gabriel e recuperou a bola na esquerda da área para um chute cruzado bem defendido por Stojkovic. Foi logo depois que Neymar, posicionado na maior parte do primeiro tempo em frente ao técnico da Sérvia, ouviu algo de Krstajic e fez um sinal positivo com sorriso. Não dá para saber o que eles falaram, mas é fato que Rukavina, o marcador que batia no setor de Neymar, teve trabalho.
- Eu não disse nada a ele - afirmou Krstajic, rindo, na entrevista após o jogo.
Quando Neymar caiu, foi por motivos justos, como na falta dura em que tomou de Ljajic, em frente ao banco da Sérvia, que protestou de forma injusta.
Neymar foi o primeiro a abraçar Paulinho no primeiro gol. Vibrou! No segundo tempo, quando a Seleção passava por apuros diante da ofensiva sérvia, foi cobrar um escanteio e pediu apoio da torcida, que respondeu prontamente. Foi logo depois, no mesmo canto, que o camisa 10 cobrou o escanteio preciso na cabeça de Thiago Silva: gol! E o zagueiro correu para abraçá-lo.
É verdade que Neymar perdeu uma boa chance antes da assistência, quando recebeu de Coutinho com liberdade na esquerda e bateu em cima do goleiro. Mas depois do segundo gol o craque ficou ainda mais solto, com a Sérvia entregue, arriscou mais dribles, lutou e tentou guardar o seu com sete finalizações, três certas (na Copa toda ele tinha finalizado seis vezes, uma certa, nas duas primeiras rodadas). Não foi possível achar o gol, mas pela primeira vez na Copa dá para dizer: Neymar jogou bem!
A torcida brasileira, em ampla maioria do estádio do Spartak, começou com gritos de olé 15 minutos antes do fim. Neymar seguiu jogando de forma objetiva, sempre caindo pela esquerda, mas não estático no setor, em busca de mais jogadas, principalmente com Coutinho. A ausência de seu parceiro de esquerda, Marcelo, que saiu contundido no começo do jogo, também não se mostrou um problema para o camisa 10, perto de Filipe Luís, mais defensivo.
Agora é descansar para encarar os mexicanos, nas oitavas, na segunda-feira.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias