A três dias da estreia do Japão na Copa do Mundo, a delegação do país ainda aguarda a recuperação do atacante Shinji Okazaki, com fadiga muscular, e do zagueiro Gene Shoji, que sente dores na panturrilha. Ambos seguem vetados pelo departamento médico e são dúvidas para a estreia contra a Colômbia, na próxima terça-feira, em Saransk.
Por conta da condição física dos atletas, os dois ficaram fora do treino em campo com o restante do elenco e realizaram um trabalho regenerativo na academia do hotel onde a seleção está concentrada.
Apesar de o técnico Arika Nishino não ter dado pistas sobre a equipe que será titular na terça, a tendência é que o Japão seja escalado no esquema 4-2-3-1, com Keisuke Honda, Shinki Kagawa e Takashi Inui formando a linha de três meias.
Quanto a defesa, o treinador considera Okazaki, que esteve nas Copas de 2010 e 2014, como peça fundamental no time, mas ele pode ter a vaga ocupada por Yuya Osako, caso não reúna condições de jogo.
Para suprir a ausência de Shoji, a tendência é que Maya Yoshida assuma a posição e forme dupla de zaga com Tomoaki Makino.