Pool da Copa: ‘Agora toda a Suíça tem que estar defendendo a seleção!’
Ottmar Hitzfeld, técnico na Copa de 2014, está feliz que nenhuma estrela suíça tenha sido banida por gestos políticos contra Sérvia. Leia a entrevista publicada no diário 'Blick'
- Matéria
- Mais Notícias
BLICK: Ottmar Hitzfeld, você está feliz que Shaqiri, Xhaka e Lichtsteiner não foram banidos?
Ottmar Hitzfeld: Eu estava convencido desde o início que só haveria uma multa. Mas sim, é claro que o importante é que os três estejam aptos.
Como avalia a águia de duas cabeças que os três fizeram na partida contra a Sérvia?
Você comete erros na euforia. Humanamente, é compreensível, mas os dois desligaram a mente naquele momento. Mensagens políticas não são permitidas. Na seleção já foram falados no outono de 2014 e disse-lhes que eles deveriam abster-se.
Surpreendeu você que isso desencadeou um debate nacional?
Que desencadeou um debate é normal. É uma Copa do Mundo, não apenas torcedores de futebol, mas toda a nação acompanha. Eu acho que a coisa toda foi demais no primeiro plano e empurrou o desempenho esportivo em segundo plano. A discussão foi exagerada pelos jornalistas. Você cometeu um erro, mas queremos que os jogadores sejam eufóricos. Mas agora tem que ser futebol novamente. Agora toda a Suíça tem que ficar ao lado da seleção nacional novamente. Agora, com todos os jogadores, tudo é possível para o time.
Quanto mais esta equipe é melhor do que a sua de 2014?
Os jogadores deram um grande passo. Eles se desenvolveram nos clubes, muitos são regulares e artistas. Isso beneficia a seleção. Ela tem uma aula divertida e é defensivamente sólida. Há quatro anos, o problema era que muitos jogadores tinham muito talento, mas pouca prática de jogo. E então um Shaqiri contra a Sérvia se supera ...
Ele é um tema quente no Liverpool ...
Se você tiver a chance de jogar com o Liverpool, você tem que aproveitar. Seria um bom passo para ele em sua carreira.
Mas com Sadio Mané, Mohamed Salah e Firmino ele se senta no banco.
Sim, claro. Mas ele pode prevalecer em toda parte com sua qualidade. Ainda hoje lamento que ele tenha saído do Bayern.
Especialmente porque Ribéry e Robben acabaram muito com o espaço dele.
Ele teria encontrado seu espaço se tivesse permanecido mais tempo. Teria feito um salto na carreira lá.
Nas oitavas, Shaqiri pôde encontrar seus ex-companheiros de equipe como Manuel Neuer.
Sim, e os alemães mostraram virtudes contra a Suécia.
Quais?
Nunca deixe de acreditar e marque um gol no último minuto. O objetivo de Toni Kroos era um sonho, uma loucura, um objetivo do século. Você dificilmente pode atingir este ângulo. E ainda assim você tem que dizer: Você notou durante todo o jogo que a Alemanha ainda não está no ritmo.
Será que os campeões mundiais de Löw irão cair ainda na primeira fase?
Em princípio, eles avançam, sim. Nada está perdido contra a Coréia do Sul. Isso dá uma motivação, você não pode colocar isso em palavras.
Quem você prefere para a Suíça nas oitavas: Suécia, México ou Alemanha?
O melhor seria os suecos, eles têm a menor qualidade. Contra o México, seria um jogo 50% a 50%. E contra a Alemanha você seria uma zebra. Quando os alemães começam a tocar, são difíceis de serem vencidos.
Para quem Ottmar Hitzfeld torceria em um choque entre Suíça e Alemanha?
Eu tenho dois corações no peito com meu passaporte alemão. Mas os jogadores suíços e a associação estão mais próximos de mim. É por isso que estou no coração da Suíça.
Você acredita nas quartas de final para a Suíça?
Se você conseguir a Suécia ou o México, então sim. Vai ser difícil contra os alemães.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias