menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Pool da Copa: Cinco detalhes do árbitro da grande final

Néstor Pitana tem uma história com polêmicas na Argentina. Diário 'Olé' lembrou algumas delas. Na relação, alguns equívocos gritantes em jogos na Superliga do país

Nestor Pitana
imagem cameraPitana vai apitar a grande final (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Olé (Argentina)
Dia 12/07/2018
22:45
Atualizado em 13/07/2018
08:55

  • Matéria
  • Mais Notícias

Néstor Pitana foi indicado para apitar a final da Copa do Mundo entre a França e a Croácia, neste domingo, às 12h, em Moscou. Vale lembrar cinco anedotas do missionário, de um perfil midiático baixo e que não possui redes sociais.

1) O grande Pitanazo: Essa foi a expressão de Carlos Bianchi para reclamar da arbitragem do árbitro em 30 de março de 2014. O juiz deu um escanteio para River contra o Boca e Ramiro Funes Mori marcou de cabeça. Do lado técnico, foi um pequeno erro, mas com fortes consequências, porque o Millo venceu por 1 a 0 justamente por conta deste gol. Os dirigentes do Boca reclamaram muito de Pitana.

2) A expulsão de Cardona: Foi o que aconteceu em 5 de Novembro de 2017. O Boca venceu o River venceu por 2 a 1 no Monumental. Pitana expulsou de forma equivocada o colombiano Cardona, do time xeneize, por uma cotovelo que não existira em Enzo Pérez. Foi apenas uma carícia. Ficou tão marcado que sequer foi cogitado para dirigir o jogo decisivo da Supertaça daquele ano.

3) Um desastre no Estudiantes x Chacarita: Foi na penúltima rodada da Superliga. E um erro rude ele deixou seguir uma jogada em que a bola saiu mais de um metro do gramado e na continuidade Pitana marcou um pênalti por uma mão casual de Desábato. A culpa foi compartilhada com o juiz assistente Hernán Maidana, que também estará na linha neste domingo. Além disso, nesse jogo, o segundo gol de Chaca se originou em um agarrão não percebido pelo árbitro. Juan Sebastián Verón, presidente do Estudiantes, declarou: "Se eu estivesse no gramado, a partida não terminaria".

4) O árbitro recorde: A final será o seu nono jogo de Copa do Mundo, se tornando o segundo juiz com mais experiência na Copa, atrás do uzbeque Ravshan Irmatov, que está em sua terceira Copa do Mundo. Pitana se igualou a Angel Coerezza, o único juiz argentino com duas Copas do Mundo, embora seja muito melhor considerado pela FIFA do que pela AFA. Eles o valorizam positivamente seu poder físico e isso é respeitadp pelos jogadores de futebol.

5) Uma esposa muito bonita: Romina Ortega, sua esposa, não é exposta na mídia, mas nas redes sociais muitas vezes carrega fotos muito sensuais que provocam comentários.

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.

Montagem Lance!/Olé
LANCE! e Olé são parceiros no Pool da Copa

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias