Pool da Copa: ‘Falcao, você tem toda a razão’
Gabriel Meluk, editor do 'El Tiempo', parceiro do LANCE! no Pool da Copa, analisa as declarações do artilheiro colombiano sobre o desempenho da seleção
Você, Falcao, está absolutamente certo. Estamos envolvidos em descobrir como vencer. Primeiro ganhemos e depois observamos como foi. No domingo, não há alternativa, e vocês têm que bater a Polônia. Enfim, como você bem disse quinta-feira em uma conferência de imprensa em Kazan.
Capitão, com sua permissão, assinado suas palavras como se fossem minha própria: "Não resta mais nada a fazer do que ganhar ..." "Jogamos vida ..." "É eles ou nós!".
Também compartilho com você, capitão, que nos complicamos ainda mais as responsabilidades do triunfo. Você diz que diplomaticamente: "Somos um país muito exigente nos meios como fazemos para ganhar ...".
Eu entendo, realmente, mas eu quero lembrar que estamos onde estamos porque não ganhamos, perdemos porque não jogamos bem contra o Japão. Fomos muito mal. É por isso que estamos nessa bagunça. E, aplicando o sentido pragmático de suas frases, que eu repito em coro com convicção, depois de ter perdido o primeiro match point, pelo menos, se tivéssemos resgatando um empate contra Japão, teria sido fantástico. Mas acabamos de mãos vazias. Isso é passado. Isso não aconteceu. Isso não importa mais.
É claro que você sempre procura o melhor dos melhores: ganhar, curtir e golear. As três regras do futebol. Eu posso adicionar uma quarta: aproveite. E também podemos ser filosóficos e falar sobre como jogar bem e encontrar a maneira mais rápida e direta de triunfar.
Mas se domingo contra a Polônia não jogarmos bem, então simplesmente que ganhe, mesmo que seja pura alma e na base das caneladas.
"Hoje somos forçados a vencer e devemos fazer todo o possível para vencer. Se conseguirmos ganhar jogando bem, bem, bem; porque constrói confiança, mas o que importa e o que eu quero é ganhar como "você bem disse, capitão.
Eu compartilho cada uma das letras dessas 38 palavras faladas com profunda sinceridade e lógica simples!
Que o Peru não nos aconteça: eles jogaram como nunca e perderam como sempre. Cuidado, isso já nos aconteceu tantas vezes ...!
Essa história de que ganhar é o menos importante no futebol só é válido enquanto for o lado derrotado.
Falcao: você está absolutamente certo. Com certeza que sim.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.