Pool da Copa: O melhor do técnico Roberto Martínez em 10 capítulos
A revista 'Sport Foot Magazine', parceira do LANCE! no Pool da Copa, aborda as qualidades do treinador da Bélgica, que neste sábado decide o terceiro lugar com a Inglaterra
- Matéria
- Mais Notícias
Regularmente questionado ou insultado antes da Copa do Mundo, Roberto Martinez, 'aprovado' em tempo recorde com rótulo de "quase herói", mesmo após a derrota contra a França nas semifinais. Quais são as chaves para o seu sucesso? Como se inspirar em qualquer setor de atividade? Aqui estão essas dez chaves para ilustrar o modo Martinez de trabalhar e a energia que empenha para alcançar um objetivo maior. Jacques Prémont, psicólogo clínico e psicossociologista especializado em personalidade, nos ajudou nesta missão.
1. Ir para a informação aberto 360° para novidades
Na cabeça do técnico nacional, funciona muito bem! Ele demonstra habilidades afiadas de observação. Durante esta fase de observação dos jogadores, ele aproveita o tempo para reunir múltiplas informações com receptividade, flexibilidade e curiosidade. Ele está pronto para ser mentalmente surpreendido com o que ele escolhe jogadores.
2. Analise e decida com alma e consciência
Com base nessa coleta de dados, Roberto Martinez inicia um processo de análise que é lógico e objetivo. Ele então se coloca em sua bolha, toma a visão necessária e avalia tudo o que acumulou. Ele então concluirá estimulando seu espírito de síntese. Uma vez que a decisão é tomada, os gritos da rua ou da mídia não a desestabilizam, como destacado pelo caso Nainggolan, esquecido rapidamente.
3. Desenvolver uma visão clara e de longo prazo do seu projeto
O treinador da nossa equipe nacional é guiado por uma clara visão interna de onde ele quer ir com o seu grupo. Ele possui um radar intuitivo que lhe diz, após esse processo de observação / análise / síntese, a direção a ser tomada. Ele então a persegue sem se desviar. Ele projeta a longo prazo sem se influenciar pela pressão de questões imediatas e nem negar as potencialidades de adversários.
4. Tome riscos calculados
Martinez impõe-se internamente uma certa pressão para atingir o objetivo e atravessar limites. Ele gosta de desafiar os jogadores e desafiar a si mesmo. Ele se coloca desafios, certificando-se de garantir sua retaguarda. Quando ele assume riscos, eles são calculados. Se ele estabelece um novo esquema tático, por exemplo, é baseado em uma análise precisa.
5. Confie em suas intuições
Diante de uma situação problemática ou em caso de crise, não é o estilo de Roberto Martinez dirigir portas abertas ou correr como uma galinha sem cabeça. Ao contrário, analisará o problema distanciando-se dele para reimplementar uma estratégia que considere mais eficiente. Para seguir em frente, ele sempre dá um passo para trás. Isso permite a ele, se necessário, imaginar soluções inovadoras ancoradas em uma mistura de intuições instantâneas e análise rigorosa. Este foi menos o caso contra a França, mas nenhuma fórmula é infalível.
6. Considere a personalidade de cada indivíduo
No nível relacional, o treinador dos Diabos pode aparecer como alguém seguro ou frio. Atrás desta reserva, no entanto, esconde uma sensibilidade de fundo. Ele intuitivamente e finamente percebe os pontos fortes e fracos das personalidades de cada um. Ele leva isso em conta na gestão de seu grupo. Ele sabe como ser caloroso, empático e solidário com o jogador que precisa dele. Ele pode ligar se necessário.
7. Comunique-se de forma transparante
Roberto Martinez é basicamente alguém assertivo com sua família. Ele comunica de maneira leal o que considera importante expressar, mesmo que assuma a liderança. Quando as coisas são ditas, os contadores são redefinidos. Não é o estilo colocar desnecessariamente óleo no fogo. Muitas vezes acalma o jogo e vai para a frente somente se for necessário. Ele nunca vai expor na frente da mídia o que deve permanecer internamente: se você tiver que lavar sua roupa suja, é só com sua família.
8. Incorporar a força do coletivo e não valorizar egos
A crença de que "juntos somos mais fortes" não é uma visão da mente para o treinador. Ela está atrelada ao seu corpo. Valoriza a primazia absoluta do coletivo. Os jogadores que jogam pelo seu ego não recebem seu cartão de entrada no círculo de Devils. Ele tenta incorporar esse jeito de ser porque ele odeia a incoerência. Com sua equipe, ele gosta de construir relacionamentos de confiança e colaborar em um espírito cooperativo onde todos têm seu lugar de direito.
9. Gere magia
O treinador nacional promove um sistema de jogo onde todos dão a vida pela equipe. A ascensão deste sistema durante o torneio teve o efeito de criar uma boa fluidez no jogo que resultou em ações excepcionais. A equipe sublima cada jogador e cada jogador sublima a equipe em um círculo virtuoso. Uma magia quase celestial que possibilita o impossível como jogar contra o Brasil ou inverter uma situação comprometida contra o Japão, ativando o estilo "Samurai".
10. Reescreva a história
O técnico nacional é um homem de fortes convicções, no qual ele não se compromete. Em sua visão, um jogador é mais que um jogador: ele é alguém que deve estar em sintonia com os valores do bem comum. Roberto Martinez prova ser um verdadeiro profissional de inteligência coletiva. Ele mantém uma forma exemplar de cada um. A mensagem é passada para os jogadores que traduzem no campo. Ao concentrar-se mais na confiança do que no medo, no coletivo do que no individualismo, na criatividade do que em antigas receitas, no trabalho aprofundado e não superficial, Roberto Martinez escreveu com sua equipe as páginas míticas de uma nova história coletiva com sabores da eternidade. Ele não deixa de reescrever o fio desta história comum, associando as contribuições significativas de Marc Wilmots, seu antecessor e todos aqueles que deram "tempo, talento e coração" para chocar esta geração fabulosa.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias