Para atacar e causar danos para a Inglaterra no domingo, em Nizhni Novgorod, o Panamá aposta em um jogador bem jovem: Jose Luis Rodriguez, um verdadeiro tigre para encarar a defesa Inglesa, brigando pela posse de bola.
Com apenas 20 anos, o dia após a derrota por 3 a 0 contra a Bélgica na estréia do Panamá em uma Copa do Mundo, ele entrou em campo sem mal ter experiência internacional.
De fato, o duelo contra os Diabos Vermelhos foi seu terceiro jogo com a camisa panamenha e não era esperado para ser titular na Rússia em 2018.
Mas a lesão de Alberto Quintero no último amistoso antes da expedição da América Central ter voado para a Rússia, abriu as portas da casa para Puma Rodriguez, um dos jogadores mais jovens nesta Copa do Mundo.
Conhecido pela sua capacidade de arrancada e velocidade, Rodriguez encarna a nova geração de jogadores que devem consolidar o Panamá na elite do futebol mundial, ao lado dos companheiros Ricardo Pepe Avila, Ismael Diaz, Edgar Barcenas, Fidel Escobar e Michael Murillo
Contra os belgas, Puma Rodriguez foi afetado como o resto de seus companheiros pela emoção da estréia da Copa do Mundo, e dificilmente poderia ferir os belgas. Nada incomum sobre um jogador que não participou da competição de Eliminatgórias para a Rússia-2018 e que entrou na lista para as finais sem ter debutado com a equipe nacional.
A corrida esportiva de 'Cocobolo' (o outro apelido do jogador e que se refere a um tipo de madeira tropical com uma cor muito escura) vai a uma velocidade de gerar tonturas.
Com apenas alguns jogos no Chorrillo, da liga panamenha, ele assinou contrato com a equipe da subsidiária belga de Ghent em 2016, onde treinou nas últimas duas temporadas.
Em janeiro de 2017 ele foi convocado com o Sub-20 para o Premundial da categoria, mas ele quebrou o cruzado e ficou vários meses sem competir. Após a recuperação, ele fez uma boa temporada passada na Bélgica, onde ele veste a mesma camisa de Pepe Ávila, o que o levou a fazer parte da lista de 35 pré-selecionados Hernán Darío Gómez.
Nessa concentração ele ganhou a confiança de Bolillo Gomez e o técnico colombiano acabou incluindo-o na lista final.
No Panamá, o vídeo em que Rodriguez aprende na televisão sua inclusão entre os 23 jogadores da Copa do Mundo e as lágrimas emocionais do jogador de futebol e de seus familiares se tornaram virais.
Ele fez sua estréia internacional no teste contra a Irlanda do Norte em 29 de maio passado e 15 dias mais tarde iniciou contra a Bélgica em uma Copa do Mundo, apesar de uma semana deu início a um susto a sentir uma punção do músculo e ser um par de dias sem treinamento com o grupo.
Se ele pode internalizar todos experimentamos nas últimas semanas estes dias que se passaram desde o jogo contra os belgas, e vai para o tribunal de Nizhni Novgorod Stadium com a pressão mais baixa possível e pensando apenas na bola. Ele pode se tornar um pesadelo para a defesa inglesa.
O Puma Rodríguez está ciente de que a Rússia pode abrir a ele a oportunidade de criar um futuro na Europa.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.