menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Pool da Copa: ‘Quando Suárez quebrou a monotonia histórica’

O Uruguai passou 47 anos sem marcar um gol contra a França, até que Luis apareceu em 2013 e o jejum terminou

Suárez fez o único gol do confronto
(Foto: PASCAL GUYOT / AFP)

Escrito por

Luis Suarez foi encarregado de quebrar o jejum de quase 50 anos sem Uruguai fazendo um gol na França, e também com a monotonia de quatro jogos consecutivos que terminaram 0-0.

Foi em 5 de junho de 2013 no estádio Centenario. A Celeste estava se preparando para enfrentar a Venezuela pela eliminatória e Suarez estava suspenso, então só entrou no segundo tempo e marcou o gol aos 49 numa cabeçada após uma assistência de Maxi Pereira. Os franceses, enquanto isso, chegaram a Montevidéu como parte de uma mini turnê sul-americana que incluiu outro amistoso contra o Brasil em Porto Alegre.

A França colocou em campo um jogo superior nos primeiros 45 minutos e Fernando Muslera tornou-se a figura da partida. Dos celestes que jogaram essa partida estão na Rússia o goleiro, Coates, Cáceres, Pereira, Cavani, Suárez, Cristian Rodríguez. Dos franceses apenas o goleiro substituto Mandanda, Matuidi (não joga sexta-feira por suspensão) e Giroud.

A última vez que o Uruguai marcou contra a França foi na Copa do Mundo de 1966, na cidade de White City, quando os Celestes venceram por 2 a 1 na fase de grupos. Um jogo que a França saiu na frente graças a um pênalti cometido por Jorge Manicera, jogador de futebol que estava em dúvida antes do jogo.

Mas os celestes viraram com gols de Pedro Rocha com um chute seco de dentro da grande área aos 26 minutos e Julio César Cortés, aos 31, com um chute na pequena área após cruzamento rasteiro. Daquele gol até o de Suarez, 47 anos se passaram.

A primeira vez que os times de futebol uruguaios e franceses se enfrentaram foi nos Jogos Olímpicos de 1924. Como na ocasião atual, foi pelas quartas de final do torneio.

O Uruguai era uma potência do futebol e, antes de se golear (5-1) os locais em Paris, fizeram sete contra a Iugoslávia e três nos Estados Unidos. Depois, os jogadores celestes foram campeões.

Em 1983, a equipe liderada por Omar Borrás foi campeão da América e, em 1984, Le Bleus liderado por Michel Hidalgo venceu o Campeonato Europeu. Portanto, em 1985, ambas as equipes se encontraram em Paris para a Copa Artemio Franchi. A França venceu por 2 a 0 e foi a única vitória contra os uruguaios.

Depois eles se encontraram na Copa do Mundo da Coréia e no Japão em 2002. A França era a atual campeã e começou o torneio com uma derrota surpreendente contra o Senegal. Enquanto isso, o Uruguai havia perdido por 2 a 1 para a Dinamarca. A partida foi de vida ou morte e o empate sem gols foi a eliminação de ambos.

Na África do Sul 2010 eles se encontraram no primeiro jogo do grupo e, novamente, ficaram em 0-0. Resultado que se repetiu em quatro jogos consecutivos entre os dois e que Suarez rompeu em 2013, então figura de Liverpool. Amanhã, o encontro é em Nizhny Novgorod.

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.

Montagem Lance!/El Observador
Lance! e El Observador são parceiros no Pool da Copa

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter