O primeiro treino de Portugal na Rússia, que ocorreu no fim da manhã desde domingo no moderno CT do Saturn (clube da terceirona russa), não desvendou os mistérios que rondam a escalação que Fernando Santos colocará em campo na estreia do selecionado na Copa do Mundo contra a Espanha. Como foi um trabalho leve e aberto para pequeno público (300 pessoas) e imprensa, o treinador não se preocupou com tática e nem definir titulares e reservas.
Assim, seguem as dúvidas: 1 - João Moutinho será usado como volante ao lado de Wiliam Carvalho, já que o titular Danilo está fora da Copa? 2 - João Mário será o meia pela esquerda ou Gelson ganhará uma chance? 3 - O companheiro de Cristiano Ronaldo será Gonçalo Guedes ou André Silva? Ou mesmo Quaresma, que no treino deste domingo jogou no time de CR7?
Com isso, é bom saber o que a imprensa portuguesa anda especulando.
- Gelson está num momento incrível e pode, sim, ganhar uma oportunidade no time, colocando João Mário no banco - disse Pedro Azevedo, veterano comentarista da "Rádio Renascença".
- Não temos um substituto para o Danilo e o Willian Carvalho precisaria de uma cobertura constante. Moutinho é o mais capaz, pois sabe segurar a bola e marca com qualidade - disse Fernando Eurico, repórter da "Rádio Antena 1".
Já para o ataque, parece que há uma unanimidade: Gonçalo Guedes. Até o último amistoso, contra a Argélia, ele acumulava nove partidas e um gol pela sua seleção. Mas aí, no 3 a 0, marcou duas vezes. E jogando muito bem.
- Guedes fez mais neste jogo do que nas outras partidas somadas. Como ele atua no Valencia e conhece bem o jogo dos espanhóis, é um nome mais forte do que o Quaresma, um veterano, e do milanista André - disse Pedro Valente.
- Guedes tem as melhores características para jogar ao lado de Ronaldo e está confiante - disse Paulo Pereira, da "TVI".
- André teve as chances e Quaresma, no máximo, é jogador para os minutos finais. Vejo Guedes como o grande favorito - concluiu Fernando Eurico.
Somando as opiniões, eis um esboço de time para enfrentar a Espanha, em Sóchi, no dia 15: Rui Patrício, Cedric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro; Willian Carvalho, João Moutinho, Bernardo Silva e João Mário (Gelson); CR7 e Gonçalo Guedes.
Hoje haverá o primeiro treino mais fechado e Fernando Santos começa a testar a formação que tem em mente.
No treino
Os destaques dos trabalhos, realizado sob chuva fina e constante e frio de 10 a 11 graus, foram: O zagueiro Pepe, que apareceu muito bem na defesa no jogo aéreo e deu passes em profundidade com muita eficácia; Cristiano Ronaldo, que fez dois gols e ficou ligado durante todo o trabalho, correndo muito, irritando com alguns poucos erros e buscando ajudar os companheiros quanto ao posicionamento; e o goleiro reserva Anthony, com defesas inspiradas.
Todos os jogadores foram a campo, sendo que o goleiro Rui Patrício foi o único que não participou do coletivo desde o início.