No Qatar, a seleção de Portugal vai em busca do seu primeiro título de Copa do Mundo. Na sua última participação, em 2018, a equipe portuguesa foi eliminada pelo Uruguai nas oitavas de final, terminando em 13º lugar. O técnico Fernando Santos divulgou a lista de convocados para a competição na última quinta-feira.
+ Os jogadores que estão no álbum, mas não vão para Copa do Mundo do Qatar
Classificação para a Copa
Portugal terminou em segundo lugar no Grupo A das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, atrás da Sérvia, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Na repescagem, a equipe de Fernando Santos eliminou Turquia e Macedônia do Norte, garantindo vaga no Mundial do Qatar. Os adversários da seleção portuguesa no grupo, além da Sérvia, foram Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.
Grupo e estreia
Portugal está no grupo H do Mundial, com Uruguai, Coréia do Sul e Gana. A seleção portuguesa estreia na quinta-feira (24), contra o Gana, às 13h (de Brasília). No dia 28, enfrenta o Uruguai e finaliza a fase de grupos no dia 2 de dezembro, contra a Coréia do Sul. Caso avance para as oitavas de final, a Holanda terá pela frente como adversário alguma seleção do Grupo G, composto por Brasil Sérvia, Suiça e Camarões.
Destaque
Apesar do mau momento no Manchester United e as polêmicas envolvendo o atleta com o clube, treinador e alguns companheiros, Cristiano Ronaldo segue sendo a referência de Portugal, e aos 37 anos, o craque deve fazer no Qatar sua última Copa do Mundo.
Indo para o quinto mundial, CR7 é o jogador que mais vezes vestiu a camisa da Seleção de Portugal (181), o atleta com mais gols por uma seleção nacional (112 gols) e o jogador europeu com mais convocações (181).
Cristiano dividirá protagonismo com Bruno Fernandes, seu companheiro no United, além de João Cancelo e Bernardo Silva, ambos do Manchester City.
Ausência
O principal desfalque na lista portuguesa é o atacante Diogo Jota, do Liverpool, que sofreu uma lesão na panturrilha durante a temporada. No meio-campo, Renato Sanches, do PSG, não foi lembrado pelo técnico Fernando Santos e ficou de fora dos convocados.
CONVOCADOS
Goleiros: Diogo Costa (Porto), Rui Patricio (Roma) e José Sá (Wolverhampton)
Laterais: Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), Nuno Mendes (PSG) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)
Zagueiros: António Silva (Benfica), Danilo Pereira (PSG), Pepe (Porto), Rúben Dias (Manchester City)
Meias: João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton), Otávio (Porto), Vitinha (PSG), William Carvalho (Real Bétis)
Atacantes: André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Gonçalo Ramos (Benfica), João Félix (Atlético de Madrid), Rafael Leão (Milan) e Ricardo Horta (Braga)
TIME BASE
Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira e Raphael Guerreiro; Rúben Neves, William Carvalho e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão.