menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quais clubes brasileiros mais cederam jogadores à Seleção Brasileira nas Copas do Mundo?

Clube carioca ocupa a primeira posição de lista que teve algumas alterações

Pelé e Garrincha
imagem cameraGarrinhca e Pelé jogaram Copas quanto atuavam, respectivamente, por Botafogo e Santos (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Doha (QA)
Dia 12/11/2022
11:50
Atualizado em 12/11/2022
15:36

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Qatar, a lista dos clubes brasileiros que mais cederam jogadores para o Brasil no torneio está atualizada. Os times que já estavam no topo se mantiveram nas primeiras posições, enquanto Flamengo e Palmeiras, com atletas presentes na equipe de Tite, subiram posições.

+ Veja os clubes brasileiros com mais Libertadores disputadas

A lista contém os clubes tidos como os 12 grandes do futebol brasileiros: quatro do Rio de Janeiro, quatro de São Paulo, dois de Minas Gerais e dois do Rio Grande do Sul.

Em primeiro lugar, o Botafogo mantém a tradição de mais jogadores cedidos à Seleção. Com uma linda história construída sobretudo na década de 1960, o Glorioso teve 47 jogadores com a Amarelinha na Copa do Mundo, com destaques para Garrincha, Nilton Santos, Didi e outros craques.

O São Paulo fica pouco atrás: foram, até hoje, 46 jogadores do clube convocados para o torneio mais importante do planeta.

A Seleção Brasileira, inclusive, precisará quebrar tabu para conquistar a Copa do Mundo. Em nenhum dos cinco troféus erguidos, o Brasil não teve jogadores do Tricolor presente no elenco. Para a Copa do Qatar, Tite não convocou atletas do São Paulo.

Em terceiro lugar, vem a primeira mudança na lista. O Vasco segue na posição, com 35 jogadores cedidos, mas agora tem ao seu lado o rival Flamengo.

Com Éverton Ribeiro e Pedro convocados para o Qatar, o Rubro-Negro chegou ao número do Cruz-Maltino e divide posição no pódio.

Em quinto lugar na lista, o Fluminense levou 31 jogadores às Copas do Mundo. O último foi Fred, centroavante titular da Seleção Brasileira em 2014.

Outro nome chamado por Tite trouxe uma alteração importante. O goleiro Weverton, do Palmeiras, foi convocado para a Seleção e fez o Verdão se tornar a sexta colocada isolada na lista, com 25 atletas.

Antes, o Palmeiras dividia colocação com os grandes rivais Corinthians e Santos, que possuem, cada um, 24 jogadores convocados para o torneio.

Os oito primeiros da lista são, curiosamente, os oito grandes divididos entre Rio de Janeiro e São Paulo. Logo em seguida, Atlético-MG e Cruzeiro aparecem, respectivamente, com 12 e 11 convocados, além do Inter e Grêmio, do Rio Grande do Sul, com oito convocados cada.

Dos 26 atletas na lista final de Tite, apenas três jogam no Brasil. Citados anteriormente, Pedro e Éverton Ribeiro, do Flamengo, e Weverton, do Palmeiras, são os únicos nomes convocados que jogam no "País do Futebol".

Lista dos clubes brasileiros que mais jogadores cederam à Seleção em Copas do Mundo:

1) Botafogo - 47 jogadores
​2) São Paulo - 46 jogadores
3) Vasco e Flamengo - 35 jogadores
​5) Fluminense - 31 jogadores
​6) Palmeiras - 25 jogadores
7) Corinthians e Santos - 24 jogadores
​9) Atlético-MG - 12 jogadores
​10) Cruzeiro - 11 jogadores
​11) Internacional e Grêmio - 8 jogadores

+ Conheça La'ebb, o mascote da Copa do Mundo 2022

O Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília). O jogo ocorre no Lusail Stadium, que também será palco da final do torneio, em Doha, no Qatar.

No Grupo G, a Seleção Brasileira também encara Suíça e Camarões. Em seguida, se passar entre os dois primeiros colocados, começa jornada na fase mata-mata.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias