Quem escolhe o vencedor do prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo?
Finalistas neste domingo, Messi, Mbappé e Griezmann são os principais candidatos
Argentina e França se enfrentam, neste domingo, na grande final da Copa do Mundo 2022. Além de definir o novo país tricampeão mundial, a partida deve determinar o vencedor do prêmio de melhor jogador do torneio. Messi, Mbappé e Griezmann são os principais candidatos. Abaixo, o LANCE! explica como funciona a eleição.
A definição do ganhador sairá dos sete homens que compõem o Grupo de Estudos Técnicos da FIFA. Arsene Wenger, gerente de desenvolvimento global da entidade, é o líder do grupo e é acompanhado por outros seis seis notáveis, que são ex-jogadores ou treinadores.
Os membros recebem relatórios oficiais de análise de desempenho e debatem antes de determinar o vencedor. Além do prêmio de melhor jogador, o grupo também escolhe os vencedores dos prêmios de revelação, melhor goleiro e seleção da Copa.
Os sete responsáveis pela escolha do craque da Copa do Mundo:
Arsène Wenger: técnico francês que comandou o Arsenal (ING) por 18 anos.
Jurgen Klinsmann: um dos maiores jogadores da história do futebol alemão, tendo conquistado a Copa de 1990. Como treinador, disputou as edições de 206 e 2014.
Alberto Zaccheroni: treinador italianos com passagens por Milan e Juventus. Foi o técnico do Japão na Copa de 2014.
Cha Du-Ri: lateral-direito de 42 anos, que disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2010 pela seleção da Coreia do Sul.
Sunday Oliseh: ex-volante nigeriano, que disputou as Copas de 1994 e 1998, e atualmente é treinador.
Faryd Mondragon - ex-goleiro colombiano, que disputou três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2014). Na última participação, ele entrou em campo aos 43 anos e se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa. Ele acabou sendo superado em 2018.
Pascal Zuberbühler - goleiro suíço, que disputou a Copa do Mundo de 2006.