menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Religião, língua, temperatura… Veja curiosidades do Qatar, palco da Copa do Mundo

Palco da Copa do Mundo que começa no próximo dia 20, o Qatar possui religião oficial e deixou de ser colônia há apenas 41 anos<br>

Ruas Qatar
imagem cameraQatar, país de pequena extensão territorial, receberá a Copa do Mundo (Foto: Divulgação / Ministério do Interior Qatar)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 11/11/2022
16:33
Atualizado em 11/11/2022
17:47

  • Matéria
  • Mais Notícias

Já imaginou o Estado do Sergipe, o menor do Brasil, com cerca de 21.000 km², recebendo uma Copa do Mundo? Agora imagine um país com a metade dessa tamanho sediando uma Copa. Impossível? Não para o Qatar. O pequeno país do Oriente médio tem uma das menores áreas de toda a Ásia com apenas 11.437 km² estimados e, sim, irá receber o Mundial. E não é só isso, pela primeira vez uma Copa do Mundo é realizada no fim do ano, isto por conta do forte calor que atinge o país no meio do ano.

Mas quais são as principais curiosidades do país que possui pouco menos de 3 milhões de habitantes e o que os torcedores encontrarão pela frente? Trouxemos uma lista com alguns pontos sobre o país-sede do maior torneio de seleções do mundo.

RELIGIÃO

O Qatar tem como religião oficial o islamismo (sua maior parte é sunita), com cerca de 68% da sua população seguindo essa doutrina. Inclusive, sua principal fonte de legislação é o chamado charia, que é sistema legal que mistura do direito civil e do direito islâmico. Isto é, possuem leis específicas questionadas em muitas regiões do mundo. Em alguns tribunais, por exemplo, o testemunho de uma mulher pode valer até metade do testemunho de um homem.

A Fifa já se mostrou temerosa em relação aos direitos de homossexuais e das próprias mulheres, já que muitos dos direitos humanos não são respeitados por lá, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.

+ Com Mané na lista, Senegal divulga convocados para Copa do Mundo

TEMPERATURA

Localizado em uma região desértica, o Qatar é um dos países mais quentes do mundo em seu verão, período que seria originalmente realizada a Copa do Mundo. Para efeito de comparação, por lá costuma-se registrar sempre temperaturas acima dos 30°C, inclusive durante as noites e madrugadas. No ápice do calor, é comum fazer entre 40°C e 50°C, com a sensação térmica podendo chegar na casa dos 60ºC

Já nos meses de novembro de dezembro, época do Mundial, as temperaturas caem de forma gradativa e podem variar entre 10ºC a 20ºC, com uma temperatura média de 18º, facilitando a prática do futebol. Oito estádios da Copa serão climatizados para o caso de aumento do calor na região.

Estádio Al Bayt, em Doha, no Qatar
Estádio climatizado no Qatar (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)

LÍNGUA

Por ser fronteira com a Arábia Saudita, o Qatar tem como sua língua principal o árabe. Por ter sido colônia do Reino Unido até os anos 70, o inglês é considerado a segunda língua no país, o que facilita a comunicação. Mais de outros sete dialetos e idiomas asiáticos também são falados no Qatar.

CULTURA

No Qatar, o dia de recesso é a sexta-feira. O domingo é considerado o primeiro dia da semana e o sábado é igual na maior parte do mundo. As vestimentas vão de acordo com a doutrina seguida. Não é recomendado sair com ombros e os joelhos à mostra em locais públicos, e isso vale para os turistas que estiverem no Mundial.

O consumo de bebida alcoólica só é permitido em hotéis e lugares restritos e credenciados para isso. Nos estádios, por exemplo, não será permitido durante a Copa e os lugares restritos até três horas antes das partidas.

Demonstrações públicas de afeto também são proibidas, assim como tirar fotos de prédios que pertencem ao governo.

GOVERNO E ECONOMIA

O Qatar possui uma monarquia absolutista e constitucional e é governada pelo Xeque Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani desde 2013, quando seu pai, Hamad bin Khalifa Al-Thani, abdicou em seu favor. A dinastia Al-Thani governa o Qatar desde 1825.

Ainda de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Qatar é o país mais rico do mundo, devido ao seu PIB per capita.

ESPORTE

Sede do Mundial em 2022, os qataris tem como esporte preferido o futebol. O esporte no país é levado tão a sério que na segunda terça-feira de fevereiro é feriado com o Dia Nacional do Desporto. As artes visuais são vistas como a principal referência cultural no país. Em 2011, o país virou maior comprador de arte do mundo, unindo o interesse ao poderio financeiro.

HISTÓRIA

Em 1971 o Qatar conquistou sua independência em relação ao Reino Unido, tornando- se assim um estado soberano. Em 1974 sua economia disparou com a exploração do petróleo, levando a nação a uma das mais ricas do mundo. Hoje, o Qatar possui uma bilionária balança comercial.

+ Fenômeno do K-Pop, Shakira e mais: saiba quais serão os shows de abertura da Copa do Mundo

STARS LEAGUE DO QATAR

O atual bicampeão da Liga do Qatar é o Al Sadd, que inclusive é o maior campeão do país com 16 conquistas. A equipe atualmente aparece na 9ª colocação com sete rodadas disputadas. No Al Sadd atuam o goleiro brasileiro Neneca, oriundo da base do Santos e que fez carreira no Qatar, e o volante Guilherme, com passagens por Portuguesa, Corinthians e futebol italiano, além do espanhol Santi Cazorla. Na conquista passada, o Al Sadd era comandado por Xavi, atual treinador do Barcelona (ESP).

Além deles, o veterano Rodrigo Tabata também atua na equipe. Ele é naturalizado qatari e chegou a defender a seleção local em 17 partidas, mas não vai disputar o Mundial.

O líder da liga atual é o Al Arabi, dos brasileiros Rafinha Alcântara e Wellington Carvalho - atacante que fez carreira em Portugal. O angolano Gelson Wala, do Al Wakrah, é o atual artilheiro do certame com seis gols assinalados.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias