Timothy Weah, autor do gol dos EUA contra País de Gales, é filho de ex-melhor do mundo
Atacante é filho de George Weah, liberiano atual presidente do país, e que foi já considerado o melhor jogador do planeta<br>
O primeiro gol dos Estados Unidos na Copa do Mundo do Qatar foi marcado pelo atacante Timothy Weah, do Lille, da França. O seu nome levantou a indagação na maioria dos torcedores que queriam saber se ele tem algum parentesco com George Weah. E a resposta é sim. Timothy é filho do liberiano, eleito o melhor jogador do mundo em 1995.
+ Jogos do Brasil na Copa do Mundo: veja datas, horários e onde assistir
Craque do Milan naquele ano, Weah é o atual presidente da Libéria, país no qual nasceu. Por isso, inclusive, George nunca disputou uma Copa do Mundo e dificilmente seu filho teria uma chance pelo país de seu pai. Porém, Timothy, de 22 anos, nasceu em Nova Iorque. Ou seja, é norte-americano. Ele também tem nacionalidade liberiana.
Timothy iniciou sua carreira no futebol norte-americano em 2014. Ele começou no sub-15 do New York Red Bulls, mas no mesmo ano foi defender o PSG, outro clube onde seu pai fez história. Jogou em Paris até a temporada 2018/19 e foi emprestado para o Celtic, da Escócia, onde começou a ganhar destaque.
No Reino Unido, em 17 jogos, marcou quatro gols e foi vendido ao Lille, da França. A equipe comandada por Christophe Galtier, atual treinador do PSG, deu mais oportunidades para Timothy do que o PSG. E por lá vem jogando com frequência. Foi companheiro dos brasileiros Thiago Mendes, Thiago Maia e Luiz Araújo. Ao todo são 81 jogos pelo Lille e oito gols. Além disso, Weah soma sete assistências. No PSG, foram dois gols em três jogos como profissional.
+ Brasil e Argentina no topo: veja as seleções com mais títulos na história
No time atual do Lille, Weah joga ao lado dos brasileiros Léo Jardim, goleiro, Alexsandro, zagueiro e Ismailly, lateral-esquerdo, que já foi até convocado por Tite. Atualmente, o atacante norte-americano é reserva do francês Jonathan Bamba, do argelino Adam Ounas e do canadense Jonathan David.
QUEM É GEORGE WEAH?
Único jogador africano a conquistar o título de melhor do mundo, George Weah fez carreira defendendo Monaco, PSG e Milan, além de times da Costa do Marfim, de Camarões e da própria Libéria, seu país de nascimento. Na temporada 1995/96 foi eleito o melhor jogador do mundo defendendo o clube italiano.
De lá, Weah ainda passou por Chelsea, Manchester City,em Marseille e encerrou a carreira em 2002/03 no Al Jazira, dos Emirados Árabes. Em 2017, foi eleito presidente da Libéria, após eleições realizadas, com cerca de 61,5% dos votos, vencendo o rival da situação, Joseph Boakai, que era o vice-presidente do país. A Libéria se tornou independente dos Estados Unidos em 1847, mas sempre foi ligada à economia norte-americana. Em 2010, a Comissão de Transparência Nacional afirmou que a Libéria era um dos países mais corruptos do mundo.