Tite vibra com esforço e evolução de Neymar: ‘Voltou ao alto nível’
Treinador da Seleção Brasileira diz que craque 'sofreu' para estar 100% bem fisicamente para a disputa a Copa do Mundo e comemora recuperação e crescimento: 'Jogou muito'
De acordo com Tite, Neymar finalmente atingiu a plenitude física na Copa do Mundo. Em entrevista coletiva neste domingo, o técnico da Seleção Brasileira enalteceu o esforço feito pelo craque para estar 100% bem fisicamente e garantiu que o camisa 10, finalmente, retomou o alto nível. Em março, o atacante passou por uma cirurgia no no quinto metatarso do pé direito.
Na Copa, foi titular no três jogos do Brasil. E será também nesta segunda-feira, contra o México, pelas oitavas de final do torneio, às 11h (horário de Brasília). Depois da estreia contra a Suíça, na qual sofreu muitas faltas, Neymar chegou a sofrer com dores no tornozelo direito, mas nada que o tirasse do jogo seguinte, contra a Costa Rica.
- Algumas coisas de vestiário eu passo. Outras eu não passo. Essa eu vou passar. Jogou muito, jogou demais. Eu falei para ele, ele sabe, nós sabemos o preço que ele pagou para chegar e retomar esse nível. Ele retomou o nível máximo dele, jogou muito. Jogou de forma parecida. Isso é muito difícil. Quando falei que havia necessidade (de cinco jogos para atingir plenitude), ele jogou muito. Baixou para ajudar a marcar lateral, transição precisa, finta em lance individual. Agora, sim, retomou alto nível - ponderou Tite, satisfeito com as previsões futuras para o jogador.
Neymar foi operado por Rodrigo Lasmar, médico da Seleção Brasileira, e passou os últimos meses antes da Copa em recuperação. Por isso, na visão de Tite e da comissão técnica, o craque não chegou 100% ao torneio. Pelo contrário. Foi evoluindo aos poucos.
- Monitoramos todos os treinamentos, velocidade máxima, distância percorrida. Após os jogos, tenho todos esses dados. Foi havendo evolução. Mesmo havendo, ele já tinha média superior por vezes aos seus companheiros. Não ainda igual à plenitude de sua forma, mas ele já está perto ou na sua plenitude. Aonde ele pode jogar? É um atleta de excelência, nós não sabemos. Essa evolução nos deixa feliz porque o trabalho realizado o fez crescer na competição. Espero que ele continue evoluindo cada vez mais - afirmou o preparador físico Fábio Mahseredjian.
Contra o México, Neymar será titular ao lado dos mesmos jogadores que bateram a Sérvia. O Brasil vai a campo com Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Willian, Paulinho, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.