A partida diante da Costa Rica, às 9h (de Brasília) desta sexta-feira, em São Petersburgo, será vital para o Brasil não se embolar no Grupo E. Para o encontro importante, válido pela segunda rodada da chave, o técnico Tite confirmou que Neymar estará em campo.
Durante a coletiva de imprensa realizada antes do treino do gramado do local da partida, Tite destacou que o jogador do PSG está em evolução após o longo tempo que ficou em inatividade, devido a operação no quinto metatarso do pé direito.
- O Neymar não teve defasagem física por conta do último jogo. Ele acabou trazendo as pancadas que levou no tornozelo direito. Mas ele fez contra a Suíça o primeiro jogo completo. Precisa de cinco jogos, no mínimo, para voltar a sua condição normal. Ele já acelerou demais esse processo. É humano - destacou o comandante da Seleção, ratificando que o jogador não está sendo colocado no sacrifício diante do caráter decisivo do encontro com a Costa Rica:
- Mesmo se não fosse um jogo de Copa do Mundo ele estaria jogando. Não posso cobrar o preço da saúde do jogador. Posso pagar o preço por uma escolha. Mas jamais iria sacrificar alguém com esse sentido - disse.
Tite não fez mistério e confirmou que o time para o jogo desta sexta-feira será o mesmo da estreia diante da Suíça. O comandante da Seleção garantiu que ele e o próprio grupo estão tranquilos após realizarem o primeiro jogo na Rússia.
- O empate na estreia nos deu obrigou a condição de jogar bem e, como consequência, vencer. Esse é um jogo decisivo também. A expectativa pela Copa já passou. Eu também tinha ela no primeiro jogo, mas posso garantir que o grupo e eu, que sou humano, estou muito mais sereno para esse jogo - disse.
Com isso, a Seleção estará escalada com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. O Brasil tem um ponto no Grupo E, liderado pela Sérvia, com três.
OUTROS PONTOS DA COLETIVA DE TITE
Papo para Neymar ser mais coletivo?
Não existiu nenhuma conversa pessoal com o Neymar nesse sentido. Todos aqui sabem das responsabilidades que possuem neste quesito. Mas no último terço do campo eu não posso tirar a capacidade de um cara como o Neymar partir para dentro, tentar o drible. Isso é a essência do futebol brasileiro.
Thiago Silva capitão
Se fosse punir quem estava na última Copa seria terra arrasada agora e não teríamos a base que construímos aqui. A vida não é desta maneira. Coloquei uma relação de atletas importantes dentro do grupo com essa característica para ser capitão. E o Thiago tem essa maturidade e experiência na questão do rodízio. É um jogador que sabe a responsabilidade que carrega.
VAR
O que eu tinha para falar sobre essa tema já foi dito. O principal agora é melhorar a nossa performance. Saber que o que foi feito na defesa precisa seguir e melhorarmos na hora de concretizar as nossas oportunidades criadas. Não quero tirar vantagem para vencer, e sim merecer.