A ausência de Giorgian De Arrascaeta na escalação inicial do Uruguai nas duas primeiras partidas chamou a atenção dos torcedores sul-americanos. Agora, nesta sexta-feira, o ídolo do Flamengo e camisa 10 da seleção esteve entre os onze titulares da Celeste para duelo decisivo contra Gana, pelo Grupo H, na Copa do Mundo. Com dois gols marcados no primeiro tempo, o meia mostrou que está afim de jogo na competição. Dessa forma, confira os números do atleta com a camisa da seleção.
+ Veja os 15 atletas mais velhos a jogarem um jogo de Copa do Mundo
Arrascaeta estreou pela seleção uruguaia em 2014, contra a Coreia do Sul. A partir daí, contando com o duelo contra Gana, são 42 jogos com a camisa Celeste, com dez gols e cinco assistências.
Em oito jogos nas eliminatórias para a Copa do Mundo, Arrascaeta marcou cinco gols e deu uma assistência. Portanto, ficou atrás apenas de Luis Suárez como o jogador com mais participações diretas em gols nas qualificatórias para o Qatar.
Arrascaeta não entrou no primeiro jogo do Uruguai no torneio, contra a Coreia do Sul. Na segunda rodada, ficou no banco até meados da etapa final e quase marcou gol contra Portugal. Porém, a Celeste foi derrotada pela equipe de Cristiano Ronaldo.
Com apenas um ponto conquistado, a seleção uruguaia é lanterna do Grupo H. A equipe de Diego Alonso precisa vencer Gana para ter chances de se classificar - depende de um tropeço da Coreia do Sul contra Portugal, ou tirar a diferença de saldo de gols contra os sul-coreanos.
Caso os uruguaios vençam a partida e passem para o mata-mata em segundo lugar, o Brasil pode ser o adversário nas oitavas de final do torneio. A Seleção Brasileira precisa de apenas um ponto contra Camarões para assegurar a liderança do Grupo G.
Desde 2015, o camisa 10 do Uruguai brilha no futebol brasileiro. Pelo Cruzeiro, Arrascaeta marcou 50 gols em 188 jogos e conquistou duas Copas do Brasil, marcando nas duas finais.
Contratado pelo Flamengo em janeiro de 2019, o meio-campista se tornou ídolo rubro-negro e ergueu troféus importantes, como a Libertadores e o Brasileirão, duas vezes cada.
Na atual temporada, aos 28 anos, o camisa 14 do Rubro-Negro conquistou o título continental e a Copa do Brasil, se sagrando tricampeão da competição. Além disso, foram 13 gols e 19 assistências pelo Flamengo em 2022. Com números expressivos, Arrascaeta se notabilizou como um dos grandes "gringos" da história do futebol brasileiro.