menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Gols contra em Copa do Mundo: veja números e relembre os últimos

Duelo entre Marrocos e Canadá teve primeiro gol contra na atual edição do torneio

canada x marrocos gol contra
Gol contra de Aguerd foi o primeiro da Copa de 2022 (Foto: MIGUEL MEDINA / AFP)

Escrito por

O duelo entre Marrocos e Canadá está marcado na história pelo primeiro gol contra da Copa do Mundo do Qatar. No fim da primeira etapa, Aguerd desviou contra a própria meta e fez o segundo gol da seleção canadense na competição. Ao todo, esse foi o 54º gol contra em Copas e, nesse sentido, o LANCE! mostra a você, torcedor, algumas histórias relacionadas aos erros crassos dos atletas de diferentes seleções.

+ 15 nomes da Copa do Mundo que podem ou vão trocar de time após o Mundial

O primeiro gol contra da história das Copas foi marcado logo na primeira edição, em 1930, no Uruguai. No dia 16 de julho daquele ano, o defensor Manuel Rosas, do México, marcou à favor do Chile. O duelo terminou 3 a 0 para os sul-americanos.

Antes do marroquino Aguerd, o último autor de gol contra em Copas do Mundo havia sido Mandzukic, na grande final do torneio em 2018. O centroavante croata abriu o placar para os franceses aos 18 minutos, de cabeça, contra a sua própria meta.

Ele ainda marcaria à favor da Croácia, mas a partida terminou em 4 a 2 para os adversários. O gol contra foi o primeiro na história das finais de Copas do Mundo.

Na mesma edição, foram 12 gols contra, sendo um da Seleção Brasileira, marcado por Fernandinho. Jogador do Manchester City na época, o volante cabeceou contra o gol de Alisson e abriu o placar para a Bélgica, nas quartas de final. O Brasil foi derrotado por 2 a 1 e, consequentemente, eliminado.

Fernandinho
Fernandinho foi alvo de muitas críticas e ofensas após a eliminação do Brasil na Copa (SAEED KHAN / AFP

No total, o Brasil marcou duas vezes contra no torneio. Em 2014, o lateral-esquerdo Marcelo tocou para o fundo das redes de Júlio César na abertura da competição, entre a Seleção, país-sede da Copa, e Croácia. Sob o comando de Felipão, o Brasil reagiu e venceu por 3 a 1.

TRAGÉDIA APÓS GOL CONTRA

Outro importante gol contra na história das Copas do Mundo é o de Andrés Escobar, ex-jogador colombiano, na Copa de 1994. Com uma grande geração, a Colômbia estava sonhando alto no torneio, mas deu adeus à competição ainda na primeira fase, após duas derrotas e uma vitória.

Depois de uma estreia conturbada no Grupo A, com derrota por 3 a 1 para a surpreendente Romênia de George Hagi, o time liderado por Valderrama, Rincón e Higuita precisava se recompor contra os anfitriões Estados Unidos.

No entanto, os donos da casa, com pouquíssima tradição futebolística na época, marcaram duas vezes e venceram por 2 a 1. O primeiro gol foi marcado por Escobar que, após desvio de cabeça, fez contra. No segundo tempo, o zagueiro ídolo do Atlético Nacional não acompanhou Stewart, que guardou o segundo. Mesmo com vitória sobre a Suíça na última rodada, a Colômbia foi eliminada do torneio.

Andrés Escobar - Copa do Mundo de 1994 (AFP)
Andrés Escobar marcou contra na Copa do Mundo de 1994 (AFP)

Dez dias depois, enquanto a Copa ainda estava acontecendo, o jogador foi agredido verbalmente por três homens e uma mulher por conta do erro no torneio em uma discoteca, em Medellín, cidade colombiana dominada pelo narcotráfico na época.

Em seguida, um dos agressores, conhecido por ser motorista e segurança de Pedro e Juan Santiago Gallón Henao, dois irmãos que lideravam o Cartel de Medellín, atirou na cabeça de Escobar, que morreu 45 minutos depois.

+ Veja a tabela da Copa do Mundo 2022

Apenas as Copas de 1934, 1958, 1962 e 1990 não tiveram gols contras. Agora, no Qatar, o primeiro foi marcado pelo marroquino Aguerd, à favor do Canadá.

Os últimos dez gols contras em Copas do Mundo:

1) Aguerd (Marrocos) - Marrocos 2 x 1 Canadá (2022)
2) Mandzukic (Croácia) - França 4 x 2 Croácia (2018)
3) Fernandinho (Brasil) - Bélgica 2 x 1 Brasil (2018)
4) Sergey Ignashevich (Rússia) - Rússia 1 x 1 Espanha (2018)
5) Yassine Meriah (Tunísia) - Tunísia 2 x 1 Panamá (2018)
6) Yann Sommer (Suíça) - Suíça 2 x 2 Costa Rica (2018)
7) Edson Álvarez (México) - Suécia 3 x 0 México (2018)
8) Denis Cheryshev (Rússia) - Uruguai 2 x 0 Rússia (2018)
9) Ahmed Fathy (Egito) - Rússia 3 x 1 Egito (2018)
10) Thiago Cionek (Polônia) - Senegal 2 x 1 Polônia (2018)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter