menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Varane e Umtiti: o ‘lado b’ das defesas de Real e Barça vira pilar na França

Zagueiros lideram a defesa francesa e deixam para trás as suas sombras em Real Madrid e Barcelona: Sergio Ramos e Gerard Piqué. Mundial faz a dupla subir de patamar

Montagem Varane e Umtiti
Varane e Umtiti são destaques da França na Copa do Mundo (Foto: AFP)

Escrito por

O ataque é o destaque da França na Copa do Mundo, mas Kylian Mbappé e Antoine Griezmann precisam agradecer a uma dupla que está longe das manchetes e dos holofotes. Raphael Varane e Samuel Umtiti são dois pilares que deixaram a instabilidade da seleção francesa para trás e viraram referência no país. De quebra, superaram a fama de 'lado b' das defesas de Real Madrid e Barcelona, após um Mundial decepcionante de Sergio Ramos e Gerard Piqué. 

Foram apenas quatros gols sofridos nesta edição de Copa do Mundo e mostrou o encontro com uma segurança que não foi vista nas Eliminatórias ou na última Eurocopa. A dupla francesa venceu a concorrência de nomes como Koscielny, Laporte e Rami para assumir a titularidade. Os companheiros do sistema defensivo, o goleiro Hugo Lloris e os laterais Benjavim Pavard e Lucas Hernandéz, são outros que cresceram de produção durante o torneio. 

Varane sempre foi tratado como uma grande revelação francesa, mas demorou para ganhar a liderança do elenco. Estar cercado de grandes estrela enquanto atua pelo Real Madrid foi um dos fatores que dificultou o crescimento do seu status. O pior momento foi na temporada 2012/2013, quando foi titular devido a lesões dos companheiros de setor. Não foi bem, falhou em jogos decisivos e acabou amargando a reserva de Pepe. 

Mesmo quando voltou a ser titular, teve a sombra de Sergio Ramos para ofuscar suas atuações. O capitão também marcava gols decisivos, o que deixava Varane como o "lado b" da defesa espanhola. A temporada 2017/2018 deu um novo patamar para a carreira de Varane, quando o título da Liga dos Campeões veio com grandes atuações durante todo o torneio. O alto nível na Copa do Mundo ajudou a mostrar que atingiu um novo patamar. 

Já Umtiti viveu um cenário parecido com o de Varane no Barcelona. Foi contratado como revelação do Lyon, mas demorou para se firmar. A titularidade era de Piqué e Javier Mascherano e seus minutos eram escassos. Quando entrava, não encantava. Com a queda de rendimento do argentino, viu outros nomes serem especulados para a posição ao invés da sua titularidade ser considerada pelos torcedores.

Com a Copa do Mundo, o cenário é outro. Foi herói na semifinal contra a Bélgica e passou a ser chamado de 'sucessor de Puyol', tanto por repetir o feito do zagueiro espanhol, tanto por ter seu trabalho reconhecido após sequência de grandes atuações. Enfim, Umtiti deixou de ser apenas o companheiro de Piqué na defesa do Barcelona. 

Na final da Copa do Mundo, Varane e Umtiti têm a chance definitiva de colocar seus nomes na história. Sem as sombras que os perseguiam, podem carimbar de vez um torneio em alto nível. A seleção francesa enfrenta a Croácia no próximo domingo, às 12h, em Moscou. Os franceses tentam a segunda conquista, enquanto os croatas querem o feito inédito.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter