Veja campanha da Croácia, adversária do Brasil, desde a fase de grupos na Copa
Rival brasileira nas quartas de final do Mundial, só venceu um jogo até agora, mas segue invicta na Copa do Mundo<br>
- Matéria
- Mais Notícias
A atual vice-campeã da Copa do Mundo, a Croácia, estará no caminho do Brasil nas quartas de finais do Mundial, mas com uma campanha que vem deixando aquém do que era esperado dá uma equipe que fez uma Copa quase impecável na Rússia. Em quatro partidas até aqui, os croatas venceram apenas um jogo e empataram os outros três.
+ Copa do Mundo 2022: veja as seleções com as defesas menos vazadas
Para se ter ideia da diferença da Croácia atual para a de 2018, aquela seleção comandada por Luka Modric, venceu os três jogos na primeira fase, sendo um acachapante 3 a 0 na Argentina, eliminou nos pênaltis a Dinamarca nas oitavas após o 1 a 1, passou novamente nas penalidades pela anfitriã Rússia, depois de um 2 a 2 no tempo normal e venceu a Inglaterra nas semifinais.
Relacionadas
Sendo assim, naquele Mundial, foram quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota - na final para a França - em toda a Copa do Mundo. Se dessa vez a Croácia chega também às quartas de finais invicta, ao todo são apenas seis pontos somados em doze disputados, digamos assim.
Além disso, a Croácia teve duas partidas que não saiu do 0 a 0, na estreia com Marrocos e na partida diante da Bélgica. Apenas o Canadá perdeu para os croatas e por 4 a 1. Nas oitavas de final, um duro duelo com os japoneses, decidido apenas nos pênaltis, com grande atuação do goleiro Livakovic. Após o empate por 1 a 1, três defesas do arqueiro garantiram o confronto diante do Brasil, nas quartas de final.
+ Classificação geral da Copa do Mundo: veja como seria a tabela por pontos
Ao todo, a Croácia marcou cinco gols e sofreu apenas dois. Se o ataque tem deixado a desejar - diferentemente do que em 2018 - a defesa vive um excelente momento. Foi vazada por Davies contra o Canadá e por Maeda do Japão. Os cinco gols da equipe foram marcados por Majer, Perisic e Livaja, com Kramaric sendo o artilheiro com dois gols. Modric ainda não balançou as redes neste Mundial, enquanto na Rússia fez dois gols.
No Mundial de 2018, a Croácia encerrou sua participação com 14 gols marcados, tendo Manduzkic e Perisic como artilheiros da equipe com três gols assinalados por cada. Naquele Mundial, sofreu nove gols. A defesa atual chega nas quartas de finais igual aquela ocasião, quando havia sofrido apenas dois gols.
CONFRONTOS BRASIL X CROÁCIA
Brasil e Croácia vão se encontrar pela terceira vez em Copas do Mundo. Nos Mundiais de 2006 e 2014, as equipes fizeram confrontos na fase de grupos e sempre com vitória brasileira. Na estreia do Mundial na Alemanha, vitória brasileira por 1 a 0, com gol de Kaká. A Seleção ficou com a liderança da chave com nove pontos, enquanto os europeus ficaram em terceiro lugar, com apenas dois, sendo eliminados na primeira fase. A Austrália avançou na chave.
Já em 2014, na Neo Química Arena, nova estreia brasileira com vitória sobre os croatas. No primeiro jogo da Copa do Mundo no Brasil, 3 a 1, com gols de Neymar, duas vezes, e Oscar. O gol croata foi marcado por Marcelo contra, inclusive foi o primeiro gol daquele Mundial. Novamente o Brasil foi o líder do grupo, enquanto a Croácia saiu na primeira fase, ficando atrás do México.
+ Quais são as melhores campanhas de seleções africanas em Copas do Mundo?
As seleções se enfrentaram em outros dois amistosos, com um empate, por 1 a 1, em 2005, em Split, na Croácia, e outro com vitória de 2 a 0 para o Brasil, em 2018, poucos dias antes daquele Mundial em que a seleção europeia foi vice-campeã. O amistoso foi um dos preparatórios para a Copa do Mundo na Rússia.
Sendo assim, o Brasil nunca foi derrotado pela Croácia. Se mantiver esse retrospecto, a Seleção avançará para as semifinais do mundial e seguirá vivo no sonho do hexacampeonato no Qatar.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias