menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

AMG
Escudo-AMERICA-MG
1
0
Escudo–CORINTHIANS
COR

!No Horto, deu Coelho! América-MG vence o Corinthians e garante vantagem na Copa do Brasil; resultado aumenta pressão em Luxa

Com gol de Juninho e grande atuação do goleiro Mateus Pasinato, time mineiro sai na frente na busca por uma vaga nas semis da competição nacional

gazeta-press-foto-1901883-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJuninho (foto) comemora o gol que colocou o América-MG em vantagem contra o Corinthians pela Copa do Brasil (Foto: Fernando Moreno/AGIF)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 05/07/2023
23:26
Atualizado em 05/07/2023
23:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

No jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o América-MG saiu na frente do Corinthians. A equipe mineira fez valer o mando de campo e bateu o Timão por 1 a 0, na Arena Independência, na noite desta quarta-feira (5). Juninho, ainda no primeiro tempo, foi o autor do gol da vitória. Os corintianos empilharam chances para empatar, principalmente no segundo tempo, mas pararam em uma ótima atuação do goleiro Mateus Pasinato.

continua após a publicidade

Mesmo tendo feito uma boa segunda etapa, a derrota aumenta a pressão em cima do técnico Vanderlei Luxemburgo, que chegou à nona derrota em 17 jogos, tendo um aproveitamento de 31,3% à frente da equipe alvinegra.

O confronto de volta acontecerá no próximo dia 15 de julho, um sábado, na Neo Química Arena. O América tera a vantagem do empate. Vitória por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Não existe critério de gol fora de casa.

continua após a publicidade

No entanto, as duas equipes têm a missão de fugir da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Ambos entram em campo neste sábado (8), pela competição nacional. O Coelho visita o Coritiba, no Paraná. Já o Timão, jogará novamente em Belo Horizonte, mas dessa vez contra o Atlético-MG. As duas partidas acontecerão às 18h30 (horário de Brasília).

+ Transforme qualquer TV em Smart e assista aos jogos do seu time do coração quando quiser!

CORINTHIANS COMEÇA MELHOR...

Com uma forte marcação e ganhando o meio-campo, o Corinthians começou melhor na Arena Independência, em Belo Horizonte. Foram sete desarmes, todos eles certos, no primeiro tempo, por exemplo. E a boa postura defensiva fez com que o Timão saísse para o jogo e criasse as melhores oportunidades nos primeiros 20 minutos de partida. Na primeira, Róger Guedes invadiu a área pelo lado direito, mas não finalizou com força. Ainda assim, obrigou o goleiro Mateus Pasinato a fazer grande defesa. Depois, o garoto Gabriel Moscardo, que caiu nas graças de Vanderlei Luxemburgo, aproveitou o rebote deixado pela zaga americana e, na entrada da área, encheu o pé e mandou com perigo, mas por cima do gol. .

continua após a publicidade

...MAS O AMÉRICA SE ANIMA E ABRE O PLACAR

Aos poucos, o América-MG foi organizando e criando as oportunidades, sendo a maioria protagonizada com o capitão Juninho, que viria a ser muito importante para o Coelho ainda na etapa inicial. Na primeira chance criada pelo meia, ele aproveitou a bola rebatida por Moscardo, após uma tentativa de tabela, e na sequência finalizou para fora, mas com perigo. Depois, Benítez arriscou de fora da área e obrigou uma grande defesa do goleiro Cássio.

Foi na terceira que a equipe mineira abriu o placar, e com Juninho. Lucas Kal acionou o camisa 8, que saiu da marcação de Gil e bateu cruzado, vencendo Cássio. O goleiro corintiano pulou atrasado em uma bola que era defensável.

AVELAR PERDE GOL INCRÍVEL

Logo no início do segundo tempo, o América teve grande chance de ampliar o resultado em um lance que começaria e terminaria com ex-corintianos. Everaldo lançou Juninho, que saiu na cara de Cássio e rolou para a pequena área, encontrando Danilo Avelar que, mesmo com o gol vazio, mandou para fora. 

!TRABALHA PASINATO!

Após abrir o placar, o América-MG ficou mais confortável até o fim do primeiro tempo. O Coelho se fechou e esperou o Corinthians, que naturalmente tem dificuldades com a bola no pé. Até o fim da etapa inicial, o Timão chegou apenas duas vezes ao ataque, ambas na individualidade do atacante Róger Guedes e que pararam em boas defesas do goleiro Mateus Pasinato. 

Mas foi no segundo tempo que o goleiro brilhou. Foram, pelo menos, cinco defesas muito difíceis, três delas na sequência. Entre os 28 e 30 minutos da etapa final, Pasinato brilhou em finalizações de Matheus Araújo, Biro e Róger Guedes. Antes, no início do segundo tempo, ele já havia parado Fausto Vera e Yuri Alberto. A trave também foi vilã do Corinthians, já que parou um grande chance de Róger Guedes, já próximo ao fim da partida.

Autor de grandes defesas, o goleiro Pasinato (foto) foi o grande nome do segundo tempo de América MG e Corinthians, pela Copa do Brasil
Autor de grandes defesas, o goleiro Pasinato (foto) foi o grande nome do segundo tempo de América MG e Corinthians, pela Copa do BrasilFoto: Alessandra Torres/AGIF

AMÉRICA TEVE CHANCES DE AMPLIAR, MAS NÃO CONSEGUIU

Mas, embora o Corinthians tivesse jogado melhor no segundo tempo, o América também teve as suas chances de ampliar o marcador, ambas com Pedrinho. Nas duas, o goleiro Cássio defendeu.

LUXA PRESSIONADO

O Corinthians chegou ao seu 17º jogo comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. E a derrota para o América foi a nona do treinador, que tem somente 31,3% de aproveitamento. A Copa do Brasil é uma das prioridades colocadas para o segundo semestre, junto com a fuga da zona do rebaixamento. Na boca do Z4 e com a possibilidade de ser eliminado na competição mata-mata deixa a situação do técnico próxima da insustentável.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 0 CORINTHIANS
COPA DO BRASIL - QUARTAS DE FINAL - JOGO DE IDA

Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 
5 de julho de 2023, às 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: 
Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: 
Rodrigo Figueiredo Henrique Correia (FIFA/RJ) e Kleber Lucio Gil (SC)
Árbitro de vídeo:
 Wagner Reway (VAR-FIFA/PB)
Público e renda: 
Cartões amarelos: Marlon (América-MG); Gabriel Moscardo e Adson (Corinthians)
Cartões vermelhos: -

GOLS: 1-0 Juninho (31'/2T)

AMÉRICA-MG
Mateus Pasinato; Marlon, Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar (Nicolas, 20'/2T); Lucas Kal, Juninho, Martínez (Wanderson, 32'/2T) e Benítez (Pedrinho, 12'/2T); Everaldo (Felipe Azevedo, 32'/2T) e Mastriani (Aloísio, 12'/2T). Técnico: Vagner Mancini.

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Maycon, 32'/2T), Gabriel Moscardo e Ruan Oliveira (Matheus Araújo, 19'/2T); Adson (Biro, 19'/2T), Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias