ANÁLISE: Corinthians de Luxa segue sendo um marasmo de ideias em campo, com méritos que vão além das quatro linhas
Corinthians empatou com o Cruzeiro por 1 a 1 neste sábado (19)
Quando o treinador aposta em dois jogadores durante o jogo e eles são os responsáveis pelo gol do seu time em um empate fora de casa no último minuto, a sensação é de que foi um grande acerto do comandante, não é?! Geralmente, mas não no caso do Corinthians de Vanderlei Luxemburgo, que ficou no 1 a 1 com o Cruzeiro, em Belo Horizonte, na noite deste sábado (19).
Mais uma vez o Timão foi um deserto de ideias em relação ao nível técnico. Quando teve a bola, criou muito pouco, principalmente para um time que jogou todo o segundo tempo atrás do placar por um gol. Mesmo vencendo por 1 a 0, foi do Cruzeiro as grandes chances de marcar na etapa final, por exemplo.
É terra arrasada? Não. Porque são algumas individualidades observadas e exploradas pelo treinador corintiano que tem resolvido as paradas quase sempre.
+ Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do TIMÃO
Contra os cruzeirenses, Gabriel Moscardo parecia um veterano ao roubar a bola do atacante Gilberto e sair jogando pelo Timão no último minuto da partida. E o jovem só estava lá por conta da ousadia de Luxemburgo em colocá-lo para jogo mesmo com pouquíssima experiência.
Durante a partida, o atacante Wesley foi a grande válvula de escape corintiana, pelo lado esquerdo, mas ficou sobrecarregado muitas vezes ao descer sem a aproximação dos seus companheiros. De toda forma, a escalação do garoto é totalmente responsabilidade de um Luxa que tem dado confiança para o garoto assumir cada vez mais um papel de destaque no Timão.
No fim, futebol é resultado. Mas análise é desempenho. E não dá para dizer que o Corinthians joga bem quando o clube tem apresentado um futebol tão pobre, sem aproximação entre os atletas ou repertório, e, principalmente, com base no aleatório. Por outro lado, algo precisa explicar as seis partidas sem perder no Brasileirão e como o Timão tem conquistado uma sequência de bons placares. E isso se explica justamente em ações isoladas, individuais, de alguns atletas. E, nesse caso, os méritos precisam ser dados a Vanderlei Luxemburgo, que tem visto esses valores, garimpados e colocados para jogo.