Eleito presidente do Corinthians para os próximos três anos (2024 a 2026), Augusto Melo deseja promover uma auditoria como primeiro ato da gestão, que se inicia no dia 4 de janeiro. O empresário será a primeira pessoa a assumir o comando do clube desde 2007 que não pertence ao grupo "Renovação e Transparência", liderado pelo ex-presidente Andrés Sanchez e que lançou André Luiz Oliveira como candidato na disputa realizada no sábado (25), no Parque São Jorge.
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– Auditoria geral. Precisamos saber o que acontece com o Corinthians para, daqui para frente, a nossa diretoria financeira poder ter um planejamento para a gente começar a equacionar (as dívidas) e montar um grande time – disse Augusto Melo, logo após ser anunciado como novo presidente corintiano.
No futebol, Melo deseja ter um profissional executivo, que estaria em negociação para assumir o clube. O cargo de direção do futebol foi costumeiramente exercido por sócios estatutários do clube. Na atual gestão, por exemplo, Roberto de Andrade esteve à frente da função até março deste ano, quando pediu para sair após sofrer forte pressão externa. O presidente Duílio Monteiro Alves assumiu a posição após a saída do ex-diretor.
– Nosso diretor é um diretor executivo, de mercado, atualizado. O Corinthians nunca teve isso e vai ter. Não só no profissional, como na base. Estamos em negociação. Com a gente não tem segredo, a gente joga limpo. Queremos uma diretoria qualificada e estamos, agora sim, como presidente, entrando de forma agressiva no mercado para trazer os melhores para trabalhar nesse clube maravilhoso – afirmou o novo mandatário
O desejo de Augusto Melo é anunciar até a próxima semana o profissional que estará à frente do futebol corintiano.
Por sua vez, o presidente já tem definidas as primeiras pessoas que ocuparão cargos diretivos: Rozallah Santoro e Sérgio Moura. O primeiro exercerá a função de diretor financeiro, enquanto o segundo assumirá o departamento de marketing.
Rozallah foi executivo de bancos durante 20 anos e atualmente é sócio da Super Jobs Venture Capital, empresa de investimentos, e vice-presidente financeiro da Poli Angels, que é uma associação de investidores, empreendedores e empresários. Ele também possui especialização em gestão do futebol. Já Sérgio possui mais de três décadas atuando na área de publicidade e propaganda e atualmente é CEO da agência NYCX Martech & Advertising.
A ideia de Augusto Melo é promover um "choque de gestão" no Corinthians, trabalhando somente com profissionais tecnicamente capacitados para exercer as suas funções em cada departamento do clube alvinegro.
– O Corinthians terá o maior choque de gestão já visto dentro desta instituição, pode ter certeza. Desta vez com pessoas qualificadas, técnicas. Isso aqui é uma grande empresa e precisa de pessoas profissionais, capacitadas para tirar o clube desta situação – pontuou Melo.
NEO QUÍMICA ARENA
Augusto Melo pretende ampliar o estádio corintiano para 67 mil lugares. Hoje, a Neo Química Arena comporta pouco mais de 49 mil torcedores.
Esse crescimento seria feito com a retirada das cadeiras do setor sul e o aumento de espaço do setor norte, assim como no próprio setor sul. Cada um desses locais teria 5 mil espaços a mais para receber os torcedores.
A ideia também é formar parceria com empresas para investir neste projeto de crescimento do estádio. Em contrapartida, teriam a exploração de espaço em propriedades do Corinthians, como o CT Joaquim Grava, Parque São Jorge e Fazendinha.
O intuito do grupo de Melo também é a redução do custo de manutenção do estádio, considerado muito alto. Augusto pretende transformar a Neo Química Arena em multiuso e ter uma empresa como administradora.
OUTRAS IDEIAS
Augusto Melo pretende conversar com o técnico Mano Menezes para trabalhar a montagem do elenco para a próxima temporada em conjunto com o treinador, que tem contrato até dezembro de 2025.
Além disso, o presidente eleito pretende construir um alojamento para a base. Ele já teria, inclusive, um parceiro para desenvolver a obra, que exploraria o nome no Centro de Treinamento das categorias inferiores com publicidades.