O técnico Jorginho terá um desfalque importante para escalar o Bahia que entra em campo nesta quinta-feira, às 19h30, contra o Corinthians, em São Paulo. Titular nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro, o atacante Mendoza não poderá atuar por conta de uma cláusula em seu contrato de empréstimo elaborada pelo Timão. Anteriormente proibida, a prática de vetar jogadores emprestados de atuar contra os times de origem está novamente autorizada, e o Corinthians estabeleceu o item na cessão do colombiano até o fim do ano - o jogador ainda tem contrato por mais um ano, até o fim de 2018.
Outro jogador emprestado pelo Corinthians ao Bahia ainda no começo do ano, por outro lado, poderá atuar na Arena de Itaquera. Cedido no início da temporada, o atacante Gustavo pode ser relacionado, mas a princípio ficará apenas no banco de reservas. O empréstimo do jogador apelidado de "Gustagol", que não balançou as redes pelo Timão, foi efetivado antes da volta da proibição de emprestados jogarem segundo o Regulamento Nacional de Registro e Transferências.
- É difícil. Não somente esse jogo, mas queria estar em todos jogos ajudando o meu time. É frustrante não pode jogar. Fico triste, pois quero jogar, acompanhar o time, e essa cláusula que tem aqui no Brasil atrapalha um pouco - lamentou Mendoza, à Rádio Sociedade.
O colombiano contratado pelo Corinthians no fim de 2014 soma 31 partidas pelo clube e está emprestado pela terceira vez. Anteriormente, ele defendeu New York City (EUA) e Chennayin (IND) e rejeitou diversas investidas, de clubes como Jorge Wilstermann (BOL), Independiente Medellín (COL), Ponte Preta e Goiás.